Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Noeme de Jesus Silva-
dc.contributor.advisor1Neres, Bruna Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-17T15:30:52Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFERREIRA, Noeme de Jesus Silva. A Libras e o aprendizado do português na modalidade escrita: desafios e estratégias para o ensino de surdos na escola regular. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Inhuma-PI, 2024 .por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1441-
dc.description.resumoNa atualidade, discute-se com frequência acerca das práticas inclusivas no âmbito social de modo geral e principalmente no que se refere ao contexto escolar. As legislações vigentes amparam legalmente as pessoas com necessidades especiais no sentido de proporcionar igualdade de direitos frente aos demais indivíduos. O presente estudo teve como objetivos: i) discutir os desafios e estratégias que envolvem o aprendizado da língua portuguesa de pessoas surdas no contexto da escola regular e ii) propor estratégias pedagógicas que integrem a Libras e a escrita em português, com vistas a promover o desenvolvimento linguístico e a inclusão educacional do surdo. A metodologia adotada neste estudo é de natureza bibliográfica e pode constatar que embora as legislações deem embasamento para as práticas inclusivas, muito ainda há que se fazer para erradicar totalmente o preconceito e incluir de maneira geral as pessoas surdas independentemente do contexto em que estejam inseridas. O estudo foi realizado com ênfase na literatura vigente tendo como principais teóricos Bogas (2006), Carvalho (2007), Lima (2020) e Minetto (2008), dentre outros que se fizeram enfáticos no decorrer da pesquisa. A pauta precisa estar constantemente em discussão, é preciso que os profissionais sejam qualificados e preparados para o atendimento aos surdos, só então, poderá ocorrer a inclusão no âmbito educacional e social, sem nenhuma distinção e segregação.por
dc.description.abstractCurrently, there is constant discussion about inclusive practices in the social sphere in general, especially regarding the school context. Existing legislation legally supports people with special needs to provide equal rights compared to other individuals. This study aimed to: i) discuss the challenges and strategies involved in the learning of the Portuguese language by deaf individuals in the context of regular schools and ii) propose pedagogical strategies that integrate Libras (Brazilian Sign Language) and written Portuguese, with the goal of promoting linguistic development and educational inclusion of the deaf.The methodology adopted in this study is bibliographic in nature and has found that, although legislation provides a foundation for inclusive practices, much remains to be done to completely eradicate prejudice and generally include deaf people regardless of the context in which they are situated. The study emphasized existing literature, with key theoretical contributions from Bogas (2006), Carvalho (2007), Lima (2020), and Minetto (2008), among others, who were instrumental throughout the research. The topic requires continuous discussion, as professionals need to be qualified and prepared to meet the needs of deaf individuals. Only then can inclusion in educational and social contexts occur without any distinction or segregation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Noeme Ferreira (noemedejesus59@hotmail.com) on 2025-02-10T23:49:25Z No. of bitstreams: 2 TCC NOEME VERSÃO FINAL.pdf: 539023 bytes, checksum: 85a1121379f7d4f557405a5469324c08 (MD5) Termo.pdf: 362239 bytes, checksum: 6af4eea943e9ed532f01da41d4a2ce48 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS E NÚMERO DE DOCUMENTO PESSOAIS DO TCC. on 2025-02-11T12:08:54Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Noeme Ferreira (noemedejesus59@hotmail.com) on 2025-02-14T23:11:02Z No. of bitstreams: 2 Termo.pdf: 362239 bytes, checksum: 6af4eea943e9ed532f01da41d4a2ce48 (MD5) NOEME VERSÃO FINAL TCC.pdf: 476581 bytes, checksum: e3020541f5d0157ff618897ea5d85418 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-17T15:30:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo.pdf: 362239 bytes, checksum: 6af4eea943e9ed532f01da41d4a2ce48 (MD5) NOEME VERSÃO FINAL TCC.pdf: 476581 bytes, checksum: e3020541f5d0157ff618897ea5d85418 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-17T15:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo.pdf: 362239 bytes, checksum: 6af4eea943e9ed532f01da41d4a2ce48 (MD5) NOEME VERSÃO FINAL TCC.pdf: 476581 bytes, checksum: e3020541f5d0157ff618897ea5d85418 (MD5) Previous issue date: 2025-01-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectEducação de Surdospor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Libras e o aprendizado do português na modalidade escrita: desafios e estratégias para o ensino de surdos na escola regularpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf465,41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.