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Tipo do documento: Monografia
Título: A Libras e o aprendizado do português na modalidade escrita: desafios e estratégias para o ensino de surdos na escola regular
Autor: Ferreira, Noeme de Jesus Silva
Primeiro orientador: Neres, Bruna Rodrigues da Silva
Resumo: Na atualidade, discute-se com frequência acerca das práticas inclusivas no âmbito social de modo geral e principalmente no que se refere ao contexto escolar. As legislações vigentes amparam legalmente as pessoas com necessidades especiais no sentido de proporcionar igualdade de direitos frente aos demais indivíduos. O presente estudo teve como objetivos: i) discutir os desafios e estratégias que envolvem o aprendizado da língua portuguesa de pessoas surdas no contexto da escola regular e ii) propor estratégias pedagógicas que integrem a Libras e a escrita em português, com vistas a promover o desenvolvimento linguístico e a inclusão educacional do surdo. A metodologia adotada neste estudo é de natureza bibliográfica e pode constatar que embora as legislações deem embasamento para as práticas inclusivas, muito ainda há que se fazer para erradicar totalmente o preconceito e incluir de maneira geral as pessoas surdas independentemente do contexto em que estejam inseridas. O estudo foi realizado com ênfase na literatura vigente tendo como principais teóricos Bogas (2006), Carvalho (2007), Lima (2020) e Minetto (2008), dentre outros que se fizeram enfáticos no decorrer da pesquisa. A pauta precisa estar constantemente em discussão, é preciso que os profissionais sejam qualificados e preparados para o atendimento aos surdos, só então, poderá ocorrer a inclusão no âmbito educacional e social, sem nenhuma distinção e segregação.
Abstract: Currently, there is constant discussion about inclusive practices in the social sphere in general, especially regarding the school context. Existing legislation legally supports people with special needs to provide equal rights compared to other individuals. This study aimed to: i) discuss the challenges and strategies involved in the learning of the Portuguese language by deaf individuals in the context of regular schools and ii) propose pedagogical strategies that integrate Libras (Brazilian Sign Language) and written Portuguese, with the goal of promoting linguistic development and educational inclusion of the deaf.The methodology adopted in this study is bibliographic in nature and has found that, although legislation provides a foundation for inclusive practices, much remains to be done to completely eradicate prejudice and generally include deaf people regardless of the context in which they are situated. The study emphasized existing literature, with key theoretical contributions from Bogas (2006), Carvalho (2007), Lima (2020), and Minetto (2008), among others, who were instrumental throughout the research. The topic requires continuous discussion, as professionals need to be qualified and prepared to meet the needs of deaf individuals. Only then can inclusion in educational and social contexts occur without any distinction or segregation.
Palavras-chave: Libras
Educação Inclusiva
Educação de Surdos
Escrita
Ensino de Língua Portuguesa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: FERREIRA, Noeme de Jesus Silva. A Libras e o aprendizado do português na modalidade escrita: desafios e estratégias para o ensino de surdos na escola regular. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Inhuma-PI, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1441
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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