Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, João Paulo de Sousa-
dc.contributor.advisor1Albornoz, Omar Mario-
dc.date.accessioned2025-02-17T16:47:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGONÇALVES, João Paulo de Sousa. Estrategias de lectura y escritura creativa através de los cuentos en las clases de español como lengua extranjera (ELE). 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1445-
dc.description.resumoEl objetivo general del estudio es proponer cómo trabajar los cuentos en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE) en el primero año de la enseñanza media en una escuela de ľeíesina-PI. Se eligió el tema por la necesidad de usar otros recursos en la enseñanza del español. El proceso de enseñanza es aquí una buena planificación por parte del profesor, utilizando hechizos didácticos adecuados. La base teórica incluye a Albaladejo, Acquaíoni, Bozza y Cortázar. Los cuentos son expresiones literarias de distintostipos con estíuctuías inteínas similares. Se plantea la pregunta: ¿Cómo trabajar los cuentosen las clases de ELE en ľeíesina-PI? Usar cuentos en la enseñanza de idiomas ha demostrado ser efectivo para desarrollar habilidades lingüísticas y culturales, aunquepresenta desafíos en este contexto. El estudio busca analizar cómo implementar cuentos en las clases de ELE, considerando las necesidades e intereses de los estudiantes y las condiciones pedagógicas locales. La metodología es aplicada, cualitativa y exploratoria. Los resultados muestran que los cuentos son herramientas valiosas para mejorar el proceso de enseñanza aprendizaje.por
dc.description.abstractO objetivo geral do estudo é propor como trabalhar os contos nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) no primeiro ano do ensino médio de uma escola de Teresina-PI. O tema foi escolhido devido à necessidade de utilização de outros recursos no ensino do espanhol. O processo de ensino exige um bom planejamento por parte do professor, utilizando recursos didáticos adequados. A base teórica inclui Albaladejo, Acquaroni, Bozza e Cortázar. As histórias são expressões literárias de diferentes tipos com estruturas internas semelhantes. Surge a pergunta: Como trabalhar as histórias nas aulas de ELE em Teresina-PI? A utilizaçãode histórias no ensino de línguas tem provado ser eficaz no desenvolvimento de competências linguísticas e culturais, embora apresente desafios neste contexto. O estudo busca analisar como implementar histórias nas aulas de ELE, considerando as necessidades e interesses dos alunos e as condições pedagógicas locais. A metodologia é aplicada, qualitativa e exploratória. Os resultados mostram que os contos são ferramentas valiosas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.provenanceSubmitted by João Paulo GONCALVES (joaogoncalves@aluno.uespi.br) on 2025-02-15T03:46:36Z No. of bitstreams: 2 TCC JOAO PAULO com correções.pdf: 1023809 bytes, checksum: bcbf0371a2639d8918821a333a7b5732 (MD5) Termo de autorização para depósito Monografia @JP_20250214_230831_0000.pdf: 116100 bytes, checksum: ee3d370ba1a95d444224dbaa4ad7fa4f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-17T16:47:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC JOAO PAULO com correções.pdf: 1023809 bytes, checksum: bcbf0371a2639d8918821a333a7b5732 (MD5) Termo de autorização para depósito Monografia @JP_20250214_230831_0000.pdf: 116100 bytes, checksum: ee3d370ba1a95d444224dbaa4ad7fa4f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-17T16:47:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC JOAO PAULO com correções.pdf: 1023809 bytes, checksum: bcbf0371a2639d8918821a333a7b5732 (MD5) Termo de autorização para depósito Monografia @JP_20250214_230831_0000.pdf: 116100 bytes, checksum: ee3d370ba1a95d444224dbaa4ad7fa4f (MD5) Previous issue date: 2025-01-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Espanholpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectContospor
dc.subjectCompreensão Leitorapor
dc.subjectEspanhol Língua Estrangeira (ELE)por
dc.subjectRecursos Didáticospor
dc.subjectEnsino de Espanholpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstrategías de comprensión lectora y escritura creativa a través de los cuentos en las clase de español como lengua extranjera (ELE)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Espanhol (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf999,81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.