Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1460
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A desinformação nas mídias: como os livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio abordam o fenômeno das fake news |
Autor: | Ramalho, Dárcio José de Sousa |
Primeiro orientador: | Carvalho, Margareth Valdivino da Luz |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Eliana Pereira de |
Segundo membro da banca: | Barros, Talita Marlene Leal |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio prepararam os alunos para identificar e combater as fakes news, considerando a desinformação de forma geral nas mídias, redes sociais e fontes de informação. A pesquisa focou-se nos livros "Português: Linguagens" (William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães) e "Ser Protagonista – Língua Portuguesa" (Editora SM), avaliando as atividades e conteúdo que promoveram o desenvolvimento do pensamento crítico e da literacia midiática entre os estudantes. Os objetivos específicos incluíram: investigar a abordagem sobre verificação de informações presente nos livros, avaliar as práticas propostas para a análise da confiabilidade das fontes e compreender como os conteúdos apresentados discutiram os impactos sociais das fake news. A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica e qualitativa, buscando, por meio da análise de conteúdo, identificar como esses livros abordaram os temas críticos e de verificação da informação. O estudo analisou como as questões sobre verificação e confiabilidade foram abordadas nos materiais didáticos e, além disso, discutiu a importância de formar alunos críticos e conscientes, que pudessem navegar de maneira segura e responsável no mundo digital. Foram também propostas sugestões de práticas pedagógicas complementares, visando capacitar os estudantes a enfrentarem o desafio da desinformação. |
Abstract: | This study aimed to analyze how high school Portuguese language textbooks prepare students to identify and combat fake news, considering disinformation across various media, social networks, and information sources. The research focused on the textbooks "Português: Linguagens" by William Cereja and Thereza Cochar Magalhães and "Ser Protagonista – Língua Portuguesa" by SM Publishing, evaluating the activities and content designed to promote critical thinking and media literacy among students. Specific objectives included investigating the approach to information verification present in the textbooks, assessing the proposed practices for analyzing source reliability, and understanding how the presented content discussed the social impacts of fake news. The methodology was bibliographic and qualitative in nature, using content analysis to identify how these textbooks addressed critical themes and information verification. The study examined how verification and reliability issues were addressed in the teaching materials and further discussed the importance of forming critical and conscientious students who can navigate the digital world safely and responsibly. Additionally, complementary pedagogical practices were suggested to empower students in confronting the challenges of disinformation. |
Palavras-chave: | Fake News Desinformação Livros Didáticos Língua Portuguesa Ensino Médio |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | RAMALHO, Dárcio José de Sousa. A desinformação nas mídias: como os livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio abordam o fenômeno das fake news. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1460 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 314,08 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.