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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1478
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Os impactos da docência na qualidade de vida dos professores da educação infantil |
Autor: | Honorato, Ana Rayane Mendes |
Primeiro orientador: | Neres, Saul de Melo Ibiapina |
Primeiro membro da banca: | Moura, Adriana |
Segundo membro da banca: | Araujo, Marcos |
Resumo: | Este trabalho intitulado como “impactos da docência na qualidade de vida dos professores da Educação Infantil” tem como objetivo identificar os impactos da docência na qualidade de vida dos professores atuantes na Educação Infantil. Para tanto, a pesquisa se justifica a partir da necessidade de estudar a qualidade de vida dos professores da educação infantil. Diante disso, têm-se como problema: quais os impactos da docência na qualidade de vida de professores na Educação Infantil? O estudo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica integrativa, foi realizada buscas em sites sobre a questão norteadora, afim de identificar e analisar os achados sobre a temática. A educação infantil possui um papel fundamental na formação humana, ela garante ao menor o direito de experimentar diversos modos de interações, vivências e experiências, cita-se como exemplo o direito de ser respeitada, a Educação Infantil corresponde à etapa inicial da educação básica e acolhe crianças de zero a cinco anos de idade, proporcionando suas primeiras experiências escolares. Ademais, a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica que atende crianças de zero a cinco anos, sendo o primeiro contato da criança com o ambiente escolar. O professor, enquanto profissional da educação, é um intelectual em constante processo de formação, ele precisa transformar sua experiência prática, vivenciada diariamente nos ambientes escolares, em uma reflexão contínua sobre sua prática docente, incorporando saberes pedagógicos, no entanto, o professor, sobrecarregado devido à intensificação do trabalho, fica mais vulnerável a problemas de saúde, sugerindo que o profissional docente está sujeito a uma carga de trabalho excessiva, o que o coloca em risco de adoecimento. Em contraste com outras profissões, como a de médico ou auxiliar administrativo, em que o trabalho é desligado ao final do expediente, permitindo um tempo para relaxar e se satisfazer, a profissão docente continua a exigir atenção em casa, com a preparação das aulas para o dia seguinte. Palavras-Chave: docência infantil; impacto; saúde; qualidade de vida. |
Abstract: | This work, entitled “impacts of teaching on the quality of life of early childhood education teachers”, aims to identify the impacts of teaching on the quality of life of teachers working in early childhood education. To this end, the research is justified by the need to study the quality of life of early childhood education teachers. Given this, the problem is: what are the impacts of teaching on the quality of life of early childhood education teachers? The study uses integrative bibliographic research as its methodology; searches were carried out on websites on the guiding question in order to identify and analyze the findings on the subject. Early childhood education plays a fundamental role in human development; it guarantees children the right to experience different modes of interactions, experiences and experiences. An example is the right to be respected. Early childhood education corresponds to the initial stage of basic education and welcomes children from zero to five years of age, providing their first school experiences. Furthermore, early childhood education is the first stage of basic education for children aged zero to five years old, and is the child's first contact with the school environment. The teacher, as an education professional, is an intellectual in a constant process of formation. He or she needs to transform his or her practical experience, experienced daily in school environments, into a continuous reflection on his or her teaching practice, incorporating pedagogical knowledge. However, the teacher, overburdened due to the intensification of work, becomes more vulnerable to health problems, suggesting that the teaching professional is subject to an excessive workload, which puts him or her at risk of illness. In contrast to other professions, such as doctors or administrative assistants, in which work is stopped at the end of the day, allowing time to relax and satisfy oneself, the teaching profession continues to require attention at home, with the preparation of classes for the next day. Keywords: early childhood education; impact; health; quality of life. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Impacto Saúde Docente Qualidade de Vida |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | HONORATO, Ana Rayane Mendes. Os impactos da docência na qualidade de vida dos professores da educação infantil. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1478 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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