Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1479
Tipo do documento: Monografia
Título: A produção de diário pessoal como ferramenta didática para produção escrita de alunos do ensino regular: uma revisão integrativa
Autor: Dias, Ranielly Jhulliane Alves
Primeiro orientador: Pereira, Lucas Gabriel Lopes
Primeiro membro da banca: Pereira, Lucas Gabriel Lopes
Segundo membro da banca: Teixeira, Daniel dos Santos
Terceiro membro da banca: Leite, Wanderson de Sousa
Resumo: Não é difícil detectarmos, em nossa convivência cotidiana com os alunos do ensino regular, as suas deficiências em relação à produção escrita e de leitura devido à falta de técnicas adequadas e estimulantes para que esse processo seja prazeroso e bastante proveitosa para os mesmos. O interesse por esse tema surgiu durante o cumprimento do estágio obrigatório II (ofertado na disciplina Estágio Supervisionado II - módulo VII), momento em que foi possível observar as dificuldades dos alunos na produção escrita, bem como no processo de leitura das atividades propostas. Esse trabalho tem como objetivo principal estudar o gênero textual diário como ferramenta para a produção escrita e de leitura de alunos do ensino regular e como objetivos específicos: estudar como a ferramenta diário pessoal contribui para a produção escrita dos alunos; verificar sua utilização no contexto educacional; propor uma alternativa que auxilie professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. A partir desse estudo foi possível observar que o gênero textual diário pessoal é uma excelente alternativa para que professores e alunos possam desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma atrativa e prazerosa, com bons resultados na parte prática.
Abstract: It is not difficult to detect, in our daily interaction with regular education students, their deficiencies in relation to written and reading production due to the lack of appropriate and stimulating techniques to make this process enjoyable and very beneficial for them. The interest in this topic arose during the completion of mandatory internship II (offered in the Supervised Internship II - module VII discipline), when it was possible to observe the students' difficulties in writing, as well as in the process of reading the proposed activities. This work's main objective is to study the diary textual genre as a tool for the written and reading production of regular education students and as specific objectives: to study how the personal diary tool contributes to students' written production; check your contribution to reading; propose an alternative that helps teachers and students in the teaching-learning process. From this study it was possible to observe that the personal diary textual genre is an excellent alternative for teachers and students to develop reading and writing skills in an attractive and enjoyable way, with good results in the practical part.
Palavras-chave: Gênero Textual
Diário Pessoal
Leitura
Escrita
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: DIAS, Ranielly Jhulliane Alves. A produção de diário pessoal como ferramenta didática para produção escrita de alunos do ensino regular: uma revisão integrativa. 2025. 34 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Elesbão Veloso-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1479
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf582,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.