Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1489
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Práticas pedagógicas inovadoras para o ensino da leitura no 6º ano: desafios e possibilidades na era digital |
Autor: | Sousa, Bismarck Oliveira de |
Primeiro orientador: | Costa, Maria da Conceição Magalhães Batista |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado Práticas Pedagógicas Inovadoras para o Ensino da Leitura no 6º Ano: Desafios e Possibilidades na Era Digital, investiga como metodologias inovadoras podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa busca responder à seguinte questão: de que forma práticas pedagógicas inovadoras, como gamificação, ensino híbrido e uso de tecnologias digitais, impactam a aprendizagem e o engajamento dos estudantes na leitura? A justificativa para o estudo baseia-se na necessidade de repensar as metodologias tradicionais, que muitas vezes não despertam o interesse dos alunos e resultam em dificuldades na compreensão leitora. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa e bibliográfica, com base na análise de livros, artigos científicos e documentos oficiais. O referencial teórico apoia-se em autores como Freire (1996), que destaca a leitura crítica como um ato de reflexão e transformação social, e Kleiman (2008), que enfatiza a relação entre leitura e cidadania. Além disso, o estudo explora estratégias inovadoras baseadas nas contribuições de Solé (1992) sobre a interação entre leitor e texto. Os resultados indicam que metodologias ativas, aliadas às tecnologias digitais, não apenas estimulam o interesse pela leitura, mas também promovem um aprendizado mais significativo e reflexivo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes. |
Abstract: | This study, entitled Innovative Pedagogical Practices for Teaching Reading in the 6th Grade: Challenges and Possibilities in the Digital Era, investigates how innovative methodologies can contribute to the development of reading skills among 6th-grade students in elementary education. The research seeks to answer the following question: How do innovative pedagogical practices, such as gamification, blended learning, and the use of digital technologies, impact students' learning and engagement in reading? The justification for this study lies in the need to rethink traditional methodologies, which often fail to capture students' interest and result in reading comprehension difficulties. To address this issue, a qualitative and bibliographical approach was adopted, based on the analysis of books, scientific articles, and official documents. The theoretical framework is grounded in authors such as Freire (1996), who highlights critical reading as an act of reflection and social transformation, and Kleiman (2008), who emphasizes the relationship between reading and citizenship. Additionally, the study explores innovative strategies based on Solé's (1992) contributions regarding the interaction between reader and text. The results indicate that active methodologies, combined with digital technologies, not only stimulate students' interest in reading but also promote more meaningful and reflective learning, contributing to their holistic development. |
Palavras-chave: | Práticas Pedagógicas Leitura Tecnologias Digitais Ensino Inovador |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | SOUSA, Bismarck Oliveira de. Práticas pedagógicas inovadoras para o ensino da leitura no 6º ano: desafios e possibilidades na era digital.. 2025. 49 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1489 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 390,45 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.