Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1489
Tipo do documento: Monografia
Título: Práticas pedagógicas inovadoras para o ensino da leitura no 6º ano: desafios e possibilidades na era digital
Autor: Sousa, Bismarck Oliveira de
Primeiro orientador: Costa, Maria da Conceição Magalhães Batista
Resumo: O presente trabalho, intitulado Práticas Pedagógicas Inovadoras para o Ensino da Leitura no 6º Ano: Desafios e Possibilidades na Era Digital, investiga como metodologias inovadoras podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa busca responder à seguinte questão: de que forma práticas pedagógicas inovadoras, como gamificação, ensino híbrido e uso de tecnologias digitais, impactam a aprendizagem e o engajamento dos estudantes na leitura? A justificativa para o estudo baseia-se na necessidade de repensar as metodologias tradicionais, que muitas vezes não despertam o interesse dos alunos e resultam em dificuldades na compreensão leitora. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa e bibliográfica, com base na análise de livros, artigos científicos e documentos oficiais. O referencial teórico apoia-se em autores como Freire (1996), que destaca a leitura crítica como um ato de reflexão e transformação social, e Kleiman (2008), que enfatiza a relação entre leitura e cidadania. Além disso, o estudo explora estratégias inovadoras baseadas nas contribuições de Solé (1992) sobre a interação entre leitor e texto. Os resultados indicam que metodologias ativas, aliadas às tecnologias digitais, não apenas estimulam o interesse pela leitura, mas também promovem um aprendizado mais significativo e reflexivo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Abstract: This study, entitled Innovative Pedagogical Practices for Teaching Reading in the 6th Grade: Challenges and Possibilities in the Digital Era, investigates how innovative methodologies can contribute to the development of reading skills among 6th-grade students in elementary education. The research seeks to answer the following question: How do innovative pedagogical practices, such as gamification, blended learning, and the use of digital technologies, impact students' learning and engagement in reading? The justification for this study lies in the need to rethink traditional methodologies, which often fail to capture students' interest and result in reading comprehension difficulties. To address this issue, a qualitative and bibliographical approach was adopted, based on the analysis of books, scientific articles, and official documents. The theoretical framework is grounded in authors such as Freire (1996), who highlights critical reading as an act of reflection and social transformation, and Kleiman (2008), who emphasizes the relationship between reading and citizenship. Additionally, the study explores innovative strategies based on Solé's (1992) contributions regarding the interaction between reader and text. The results indicate that active methodologies, combined with digital technologies, not only stimulate students' interest in reading but also promote more meaningful and reflective learning, contributing to their holistic development.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Leitura
Tecnologias Digitais
Ensino Inovador
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SOUSA, Bismarck Oliveira de. Práticas pedagógicas inovadoras para o ensino da leitura no 6º ano: desafios e possibilidades na era digital.. 2025. 49 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1489
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf390,45 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.