Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1504
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A contribuição da literatura na aquisição da leitura dos alunos do ensino fundamental da Unidade Escolar Celso Eulálio |
Autor: | Machado, José Soares de Sousa |
Primeiro orientador: | Pinheiro, Márcia do Socorro da Silva |
Resumo: | Este trabalho tem como temática: “A contribuição da literatura na aquisição da leitura dos alunos do ensino fundamental da Unidade Escolar Celso Eulálio”. Dessa forma, a literatura poderá ser trabalhada em sala de aula por meio de rodas de leitura, saraus e um piquenique literário, sendo que o professor poderá apresentar a obra literária, o autor e todo o contexto da literatura, buscando trabalhar também a interpretação, o senso crítico e a opinião de cada aluno. Com a realização desse estudo pensa-se em um recorte de abordagem que evidencie a literatura como um processo fundação na aquisição e hábito da leitura, bem como, na formação de alunos leitores assíduos capazes de compreender o mundo que os cerca, partindo do principal objetivo de analisar a contribuição da literatura na aquisição da leitura dos alunos do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Celso Eulálio. No decorrer da construção do referencial teórico foram destacados ideias e pensamentos de autores que tratam dessa temática, entre eles: Cândido (2015), Cosson (2017), Kock (2014), Maia (2017), Pizzani (2012), entre outros. Com a realização desse estudo pensa-se em um recorte de abordagem que evidencie a literatura como um processo fundação na aquisição e hábito da leitura, bem como, na formação de alunos leitores assíduos capazes de compreender o mundo que os cerca. Vale frisar que a literatura enriquece o campo cultural, social, reflexivo, crítico e emocional do aluno. Por meio dela é possível a compreensão de aspectos e fenômenos sociais e pedagógicos promovendo um desenvolvimento pessoal e educacional ampliando seu repertório. |
Abstract: | The theme of this work is: “The contribution of literature to the acquisition of reading skills among elementary school students at the Celso Eulálio School Unit”. In this way, literature can be worked on in the classroom through reading circles, soirees and a literary picnic, in which the teacher can present the literary work, the author and the whole context of literature, also seeking to work on interpretation, critical sense and the opinion of each student. The aim of this study is to take an approach that highlights literature as a foundational process in the acquisition and habit of reading, as well as in the formation of assiduous readers capable of understanding the world around them, based on the main objective of analyzing the contribution of literature to the acquisition of reading by elementary school students at the Celso Eulálio School Unit. During the construction of the theoretical framework, the ideas and thoughts of authors who deal with this subject were highlighted, including: Cândido (2015), Cosson (2017), Kock (2014), Maia (2017), Pizzani (2012), among others. With this study, we are thinking of an approach that highlights literature as a foundational process in the acquisition and habit of reading, as well as in the formation of assiduous readers capable of understanding the world around them. It is worth emphasizing that literature enriches the student's cultural, social, reflective, critical and emotional field. Through it, it is possible to understand social and pedagogical aspects and phenomena, promoting personal and educational development and broadening their repertoire. |
Palavras-chave: | Literatura Senso Crítico Obra Literária Leitura |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | MACHADO, José Soares de Sousa. A contribuição da literatura na aquisição da leitura dos alunos do ensino fundamental da Unidade Escolar Celso Eulálio. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1504 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 332,01 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.