Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1505
Tipo do documento: Monografia
Título: A literatura como estratégia didática e lúdica no desenvolvimento do ensino aprendizagem
Autor: Coelho, Iorrane Pacheco dos Santos Mendes
Primeiro orientador: Alves, Ismael Paulo Cardoso
Primeiro membro da banca: Araújo, Keula dos Santos
Segundo membro da banca: Araújo, Jurema da Silva
Resumo: Este estudo visa investigar a literatura como estratégia didática e lúdica no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, tornando-se como uma temática essencial para o ambiente educacional, pois trará impacto positivo na educação do aluno e oportunizará num incentivo natural o hábito da leitura. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu-se como uma inquietude pessoal, principalmente, porque diante de uma experiência com a disciplina de estágio supervisionado pude observar que as aulas do ensino fundamental necessitam de uma metodologia mais didática, tendo em vista que o lúdico se fundamenta como importante instrumento no processo do ensino-aprendizagem dos alunos, como também, a ludicidade influencia com que os alunos possam se interessar pelo conteúdo, pois gostam de brincar e a partir disso aprendem, tornando-se a inserção de atividades lúdicas que podem ser trabalhadas no âmbito da literatura. Desse modo, a pesquisa apresenta como objetivo analisar a literatura como estratégia didática e lúdica na evolução significativa da aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica, transmitindo se como uma ferramenta fundamental para a efetivação da pesquisa. Os principais autores utilizados nesta pesquisa foram Almeida (2006), Barros (2013), Bordini (1993), Cademartori (2012), Coelho (2000), Cosson (2006), Faria (2004), Frantz (2011), Krug (2015), Lajolo (2000), dentre outros. Os resultados esperados é que haja uma maior visibilidade da importância da literatura no processo de ensino-aprendizagem e sua facilidade no desenvolvimento do conhecimento dos alunos, além de possibilitar maior exploração do mundo real e o fantástico através dos livros literários, mas, acima de tudo, promover melhoria do hábito de leitura. Conclui-se que a literatura é uma ferramenta que deve ser explorada de forma adequada pelo professor no desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento dos alunos.
Abstract: This study aims to investigate literature as a didactic and playful strategy in the development of teaching and learning, becoming an essential theme for the educational environment, as it will have a positive impact on the student's education and will provide a natural incentive for the habit of reading. The interest in developing this research arose as a personal concern, mainly because, in the face of an experience with the supervised internship discipline, I was able to observe that elementary school classes need a more didactic methodology, considering that playfulness is an important instrument in the teaching and learning process of students, and playfulness also influences students' interest in the content, as they like to play and from that they learn, becoming the insertion of playful activities that can be worked on within the scope of literature. Thus, the research aims to analyze literature as a didactic and playful strategy in the significant evolution of learning. The methodology used in this work consisted of a bibliographical research, transmitted as a fundamental tool for the effectiveness of the research. The main authors used in this research were Almeida (2006), Barros (2013), Bordini (1993), Cademartori (2012), Coelho (2000), Cosson (2006), Faria (2004), Frantz (2011), Krug (2015), Lajolo (2000), among others. The expected results are that there will be greater visibility of the importance of literature in the teaching-learning process and its ease in developing students' knowledge, in addition to enabling greater exploration of the real world and the fantastic through literary books, but, above all, promoting an improvement in the reading habit. It is concluded that literature is a tool that should be explored appropriately by the teacher in the development of students' learning and knowledge.
Palavras-chave: Literatura
Ensino-Aprendizagem.
Ambiente Educacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: COELHO, Iorrane Pacheco dos Santos Mendes. A literatura como estratégia didática e lúdica no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. 2024. 53 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz dos Piauí-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1505
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf700,8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.