| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1506| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Literatura no ensino médio: análise de atividades didáticas sobre o movimento barroco |
| Autor: | Trindade, Manoela Neves Dias da |
| Primeiro orientador: | Gabrielli, Mariele |
| Primeiro membro da banca: | Gabrielli, Mariele |
| Segundo membro da banca: | Soares, Francisco Édesio Carlos |
| Terceiro membro da banca: | Oliveira, Welson Dias De |
| Resumo: | Este estudo propõe-se a investigar materiais pedagógicos sobre o período literário Barroco no Brasil e discutir a importância da leitura da literatura no ensino médio. O corpus de análise são dois livros didáticos de Português utilizados em escolas públicas: Novas Palavras, de Emília Amaral (2003), da Editora FTD e Se liga nas linguagens de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2020) da Editora Moderna. Será tecida uma reflexão sobre como funciona o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O estudo é uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, focada em explicar o que é e como foi o movimento Barroco no Brasil e suas influências na religião, cultura e na vida da sociedade, mostrando características marcantes e seus principais autores, além de descrever e analisar o material proposto nos livros didáticos selecionados e como essas atividades de literatura contribuem para o aprendizado dos alunos. Os resultados apontam para a importância da literatura e os movimentos literário no ensino médio como incentivos à formação do leitor. |
| Abstract: | This study aims to investigate pedagogical materials about the Baroque literary period in Brazil and discuss the importance of reading literature in high school. The corpus of analysis are two public Portuguese textbooks used in schools: Novas Palavras, by Emília Amaral (2003), from Editora FTD and Se liga nas linguagens by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi (2020) from Editora Moderna. A reflection will be made on how the National Textbook Program (PNLD) works. The study is bibliographical research, of an exploratory nature, focused on explaining what the Baroque movement in Brazil is and how it was and its influences on religion, culture and the life of society, showing striking characteristics and its main authors, in addition to describing and analyze the material proposed in the selected textbooks and how these literature activities are important for student learning. The results point to the importance of literature and literary movements in high school as incentives for reader training. |
| Palavras-chave: | Ensino de Literatura Barroco Livro Didático Ensino Médio. |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | TRINDADE, Manoela Neves Dias da. Literatura no ensino médio: análise de atividades didáticas sobre o movimento barroco, 2024, 54f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, AnÍsio de Abreu, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1506 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
