Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1511
Tipo do documento: Monografia
Título: Análise da literatura sobre estágio supervisionado em curso de Licenciatura em Educação: desafios e perspectivas
Autor: França, Danielton Castro de 
Primeiro orientador: Silva, Djalma Carvalho da
Primeiro membro da banca: Mesquita, Eliane Oliveira
Segundo membro da banca: Silva, Gessica Macedo da
Resumo: Essa monografia compreende: Introdução: contextualização, justificativa, objetivos e questões de pesquisa; o objetivo do trabalho foi análisar crítica da relação teoria-prática na formação inicial de professores, destacando a interdisciplinaridade; onde o estágio supervisionado como ferramenta para formação da identidade profissional, desafios e potencialidades. O delineamento metodológico: abordagem, métodos e técnicas de coleta e análise de dados; Resultados: produção de dados, respostas às questões de pesquisa, limitações e contribuições, e Considerações finais: síntese dos principais achados. Este estudo analisa a literatura científica sobre o estágio supervisionado em cursos de licenciatura em educação, evidenciando sua importância na formação de docentes. Nessa direção, a partir de uma revisão bibliográfica, identificaram-se competências pedagógicas desenvolvidas, abordagens metodológicas e desafios enfrentados. Os resultados mostram que o estágio supervisionado é imprescindível para a associação teoria-prática, desenvolvimento de competências pedagógicas e construção da identidade profissional. O levantamento bibliográfico mostra também o aprimoramento contínuo do estágio, superação de limitações e valorização da interdisciplinaridade.
Abstract: This monograph comprises: Introduction: contextualization, justification, objectives and research questions; critical analysis of the theory-practice relationship in initial teacher training, highlighting interdisciplinarity; The supervised internship as a tool for forming professional identity, challenges and potential; Methodological design: approach, methods and techniques for data collection and analysis; Results: data production, answers to research questions, limitations and contributions, and Final considerations: synthesis of the main findings. This study analyzes the scientific literature on supervised internships in education degree courses, highlighting its importance in teacher training. In this direction, based on a bibliographical review, developed pedagogical skills, methodological approaches and challenges faced were identified. The results show that the supervised internship is essential for the theory-practice association, development of pedagogical skills and construction of professional identity. The bibliographic survey also shows the continuous improvement of the internship, overcoming limitations and valuing interdisciplinarity.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Formação de Professores
Educação
Licenciatura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: FRANÇA, Danielton Castro de. Análise da literatura sobre estágio supervisionado em curso de Licenciatura em Educação: desafios e perspectivas. 2024. 45 f. (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Elesbão Veloso-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1511
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf454,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.