| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1511| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Análise da literatura sobre estágio supervisionado em curso de Licenciatura em Educação: desafios e perspectivas |
| Autor: | França, Danielton Castro de ![]() |
| Primeiro orientador: | Silva, Djalma Carvalho da |
| Primeiro membro da banca: | Mesquita, Eliane Oliveira |
| Segundo membro da banca: | Silva, Gessica Macedo da |
| Resumo: | Essa monografia compreende: Introdução: contextualização, justificativa, objetivos e questões de pesquisa; o objetivo do trabalho foi análisar crítica da relação teoria-prática na formação inicial de professores, destacando a interdisciplinaridade; onde o estágio supervisionado como ferramenta para formação da identidade profissional, desafios e potencialidades. O delineamento metodológico: abordagem, métodos e técnicas de coleta e análise de dados; Resultados: produção de dados, respostas às questões de pesquisa, limitações e contribuições, e Considerações finais: síntese dos principais achados. Este estudo analisa a literatura científica sobre o estágio supervisionado em cursos de licenciatura em educação, evidenciando sua importância na formação de docentes. Nessa direção, a partir de uma revisão bibliográfica, identificaram-se competências pedagógicas desenvolvidas, abordagens metodológicas e desafios enfrentados. Os resultados mostram que o estágio supervisionado é imprescindível para a associação teoria-prática, desenvolvimento de competências pedagógicas e construção da identidade profissional. O levantamento bibliográfico mostra também o aprimoramento contínuo do estágio, superação de limitações e valorização da interdisciplinaridade. |
| Abstract: | This monograph comprises: Introduction: contextualization, justification, objectives and research questions; critical analysis of the theory-practice relationship in initial teacher training, highlighting interdisciplinarity; The supervised internship as a tool for forming professional identity, challenges and potential; Methodological design: approach, methods and techniques for data collection and analysis; Results: data production, answers to research questions, limitations and contributions, and Final considerations: synthesis of the main findings. This study analyzes the scientific literature on supervised internships in education degree courses, highlighting its importance in teacher training. In this direction, based on a bibliographical review, developed pedagogical skills, methodological approaches and challenges faced were identified. The results show that the supervised internship is essential for the theory-practice association, development of pedagogical skills and construction of professional identity. The bibliographic survey also shows the continuous improvement of the internship, overcoming limitations and valuing interdisciplinarity. |
| Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Formação de Professores Educação Licenciatura |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | FRANÇA, Danielton Castro de. Análise da literatura sobre estágio supervisionado em curso de Licenciatura em Educação: desafios e perspectivas. 2024. 45 f. (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Elesbão Veloso-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1511 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 454,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

