Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1514
Tipo do documento: Monografia
Título: Análise das novas técnicas e modelos de ensino de história
Autor: Abreu, Joseane Cardoso de
Pereira, Helson Barreira
Primeiro orientador: Ferreira, Jordan Bruno de Oliveira
Segundo orientador: Ferreira, Jordan Bruno
Primeiro coorientador: Silva, Ronyere
Segundo coorientador: Ferreira, Jordan bruno
Primeiro membro da banca: Silva, Ronyere
Segundo membro da banca: Ferreira, Jordan Bruno
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Albetize
Resumo: O desafi o do ensino, frente à inserção da tecnologia, é instigante por diferentes motivos. A utilização de novos modelos de ensino possibilita uma dinâmica de interação entre os sujeitos presentes no meio educacional, bem como o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Com as mudanças no mundo motivadas em grande parte pela presença de novas tecnologias, tornam-se cada vez mais essenciais as pesquisas, em âmbito escolar, da inserção e da contribuição das tecnologias de informação. Nesse contexto, o presente estudo busca discutir o ensino de História e seus desafi os no cenário educacional atual, para isso é posto como objetivo geral analisar de forma crítica reflexiva a necessidade do uso de novas técnicas para o desenvolvimento de um novo modelo de ensino dos conteúdos de História que atenda as necessidades atuais dos educandos. Esses objetivos, assim como os específicos apresentados pelo estudo, visam produzir respostas ao seguinte questionamento: como o professor de ensino de História pode fazer uso das novas tecnologias pedagógicas a fim de tornar as aulas mais atrativas e significativas para os educandos, dentro do atual contexto social? O entendimento formulado por este estudo utiliza como metodologia a realização de pesquisa bibliográfica, uma vez que este tipo de pesquisa favorece a leitura e análise de produções de autores que já discorreram sobre o tema abordado pelo estudo. Na conclusão do estudo encontra-se o resultado da pesquisa posto em forma de entendimento, bem como a relevância desse tipo de estudo para o meio acadêmico e comunidade em geral.
Abstract: The teaching challenge, faced with the insertion of technology, is intriguing for different reasons. The use of new teaching models enables a dynamic interaction between subjects present in the educational environment, as well as strengthening the teaching-learning process. With changes in the world driven largely by the presence of new technologies, research into the insertion and contribution of information technologies has become increasingly essential at school level. In this context, the present study seeks to discuss the teaching of History and its challenges in the current educational scenario. To this end, the general objective is to analyze in a critically reflective way the need to use new techniques for the development of a new model of teaching content. of History that meets the current needs of students. These objectives, as well as the specific ones presented by the study, aim to produce answers to the following question: how History teaching teachers can make use of new pedagogical technologies in order to make classes more attractive and meaningful for students, within the current context social? The understanding formulated by this study uses bibliographical research as a methodology, since this type of research favors the reading and analysis of productions by authors who have already discussed the topic covered by the study. At the conclusion of the study, the results of the research are presented in the form of understanding, as well as the relevance of this type of study for academia and the community in general.
Palavras-chave: Professor
Ensino de História
Novas Tecnologias
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em História
Citação: ABREU, Joseane cardoso de; PEREIRA Helson Barreira. Análise das novas técnicas e modelos de ensino de história. 2024. 38 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Marcos Parente, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1514
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf784,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.