| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1515| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O ensino da geometria plana na educação de jovens e adultos: possibilidades e desafios |
| Título(s) alternativo(s): | The teaching of plane geometry in youth and adult education: possibilities and challenges |
| Autor: | Vieira, Ana Raquel Santos, Jerrison Rocha dos |
| Primeiro orientador: | Santos, Gleison do Nascimento |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Gleison do Nascimento |
| Segundo membro da banca: | Serra, Ray Victor Guimarães |
| Terceiro membro da banca: | Pacheco, Bruno Mendes |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na aplicação da geometria plana como ferramenta pedagógica prática e significativa. A EJA é uma modalidade educacional voltada para jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade adequada, oferecendo-lhes oportunidades de inserção social, desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse contexto, o ensino da matemática apresenta características específicas, exigindo a adaptação dos conteúdos e metodologias para atender às necessidades e experiências prévias dos alunos. Este estudo analisa as principais técnicas e ferramentas didáticas utilizadas na EJA, bem como os desafios enfrentados pelos alunos na aprendizagem de tópicos da geometria plana, como o cálculo de áreas e perímetros. A pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo e baseia-se em pesquisa bibliográfica, utilizando referências teóricas previamente analisadas e publicadas em livros, artigos científicos e fontes eletrônicas. Os dados coletados foram selecionados de acordo com sua relevância para o tema abordado. Os resultados indicam que uma abordagem pedagógica adequada ao público da EJA pode contribuir para a melhoria da compreensão dos conceitos geométricos e promover uma aprendizagem mais eficaz. Conclui-se que o ensino da geometria plana na EJA, quando estruturado considerando as particularidades dos estudantes, favorece sua formação crítica e autônoma, além de incentivar sua inclusão e empoderamento social. |
| Abstract: | This Final Paper focuses on the teaching of mathematics in Youth and Adult Education (EJA), emphasizing the application of plane geometry as a practical and meaningful pedagogical tool. EJA is an educational modality that serves young people and adults who have not completed basic education at the appropriate age, offering them an opportunity for social inclusion, as well as personal and professional development. In this context, the teaching of mathematics assumes specific characteristics, requiring the adaptation of content and methodologies to meet the needs and previous experiences of students. This study analyzes the main techniques and didactic tools used in EJA, as well as the challenges students face when learning specific topics in plane geometry, such as area and perimeter calculation. The research has a qualitative approach and is based on bibliographic research, using theoretical references previously analyzed and published in books, scientific articles, and electronic sources. The data collected were selected according to their relevance to the discussed topic. The results indicate that a pedagogical approach suited to the EJA audience can contribute to improving the understanding of geometric concepts and promote more effective learning. It is concluded that the teaching of plane geometry in EJA, when structured considering the particularities of students, fosters their critical and autonomous development while encouraging their social inclusion and empowerment. |
| Palavras-chave: | Geometria Plana Educação de Jovens e Adultos Metodologias de Ensino Ensino de Matemática Inclusão Social |
| Área(s) do CNPq: | MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | VIEIRA, Ana Raquel; SANTOS, Jerrison Rocha dos. O ensino da geometria plana na educação de jovens e adultos: possibilidades e desafios. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual do Piauí, Altos-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1515 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
