Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDebon, Renata Messias Alves-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Jordan Bruno Oliveira-
dc.contributor.referee1Ferreira, Jordan Bruno Oliveira-
dc.contributor.referee2Silva, Ronyere Ferreira da-
dc.contributor.referee3Ribeiro, Albetize de Oliveira Rocha-
dc.date.accessioned2025-02-25T11:16:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationDEBON, Renata Messias Alves. Metodologias do ensino de história e seus desafios no Ginásio Municipal 12 de Janeiro em Sebastião Leal-PI. 2024. 44 f. Monografia (Licenciatura Plena Em História) - Universidade Estadual do Piauí, Marcos Parente-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1517-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata-se de um estudo sobre as metodologias do ensino de história na escola Ginásio Municipal 12 de Janeiro em Sebastião Leal-PI. Entende-se que o ensino da história, em seus métodos tem passado por mudanças ao longo dos anos, sendo que tais mudanças estão associadas a uma concepção em relação à didática, e a própria formação. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo geral, compreender a importância das metodologias do ensino de História no Município de Sebastião Leal-PI. E como específicos, destacar um breve histórico sobre o ensino de história, analisar as implicações das metodologias tradicionais e seu impacto para a aprendizagem, perceber a importância das metodologias atuais e inovadoras no ensino de história e identificar as metodologias do ensino história no município de Sebastião Leal-PI. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica por meio da consulta em livros, revistas e artigos científicos no intuito de buscar subsídios teóricos para o corpo do trabalho, e a pesquisa de campo por meio de questionários aplicados a (02) professores, sendo uma de história e a outra de geografia e um total de (20) alunos do ensino fundamental de 8º e 9º ano. Os resultados da pesquisa apontam que as metodologias no ensino de história ainda são carentes de inovação, sendo necessária uma reflexão acerca das estratégias, bem como a buscar de aperfeiçoamento no sentido de inovar e dinamizar as aulas.por
dc.description.abstractThis research is a study on the methodologies of teaching history at the Ginásio Municipal 12 de Janeiro school in Sebastião Leal-PI. It is understood that the teaching of history, in its methods, has undergone changes over the years, and such changes are associated with a conception in relation to didactics, and training itself. Therefore, the general objective of this study is to understand the importance of History teaching methodologies in the Municipality of Sebastião Leal-PI. And as specifics, highlight a brief history of teaching history, analyze the implications of traditional methodologies and their impact on learning, understand the importance of current and innovative methodologies in teaching history and identify methodologies for teaching history in the municipality of Sebastião Leal-PI. As a methodology, bibliographical research was used through consultation in books, magazines and scientific articles in order to seek theoretical support for the body of work, and field research through questionnaires applied to (02) teachers, being a history and geography and a total of (20) 8th and 9th grade elementary school students. The research results indicate that methodologies in teaching history still lack innovation, requiring reflection on strategies, as well as seeking improvements in order to innovate and streamline classes.por
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Debon (renatabsb85@gmail.com) on 2025-02-25T05:27:18Z No. of bitstreams: 2 Monografia Arquivo.pdf: 939530 bytes, checksum: 05c4fb6c83c8aee96bbd07728eec88ab (MD5) TERMO_DA_RENATA_assinado.pdf: 195592 bytes, checksum: eea22a4b9d703e068119a21ff6a63610 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-25T11:16:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Arquivo.pdf: 939530 bytes, checksum: 05c4fb6c83c8aee96bbd07728eec88ab (MD5) TERMO_DA_RENATA_assinado.pdf: 195592 bytes, checksum: eea22a4b9d703e068119a21ff6a63610 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-25T11:16:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Arquivo.pdf: 939530 bytes, checksum: 05c4fb6c83c8aee96bbd07728eec88ab (MD5) TERMO_DA_RENATA_assinado.pdf: 195592 bytes, checksum: eea22a4b9d703e068119a21ff6a63610 (MD5) Previous issue date: 2025-01-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Dóris Bittencourt. Práticas pedagógicas em História: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012. ALTOÉ, Nair; Gasparini, João Luiz; Negrão, Maria Tampellin Ferreira; Teruya, Teresa Kazuko (Orgs.). Didática: processos de trabalho em sala de aula, 2.Ed., Maringá, Eduem, 2012. ARAÚJO, José Carlos de Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. p. 11-34. BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BUENO, André; Campos, Carlos Eduardo; Porto, Nilza (Org.) Ensino de História: Teorias e Metodologias. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UFMS, 2020. ISBN: 978-65-00-02128-8 497pp. CAIMI, Flávia Eloísa. O ensino de história e a formação da cidadania: uma análise histórica e contemporânea. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, p. 1243-1262, 2006. DIAS, Sueli de Fátima. Construções da área do ensino de história e da formação de professores: história temática como metodologia. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Florianópolis, 2011. CD-ROM. DOXSEY J. R.; DE RIZ, J. Metodologia da pesquisa científica. ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2002-2003. Apostila GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice, A Pedagogia: Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010, p.527 GIL, Carmem Zeli de Vargas; KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia. O novo ritmo da informação. Campinas-SP: Papirus. 2007. LE GOFF, Jacques. A História deve ser dividida em pedaços? São Paulo: Unesp, 2015. LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez Editora (23ª. Edição), 2005. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 39 MEDEIROS, Adriana de Carvalho. Um breve histórico sobre o ensino de História no Brasil: entre História oficial e o direito à História. Caderno de pesquisa do CDHIS. .v34n1.2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/42112/32062. Acesso em: 20 de maio de 2024. MIZUKAMI, M.G.N. O processo de ensino e aprendizagem: teorias e práticas. São Paulo: EPU MONTEIRO, A. M. Ensino de História: das dificuldades e possibilidades de um fazer. In: DAVIES, Nicholas. Para além dos conteúdos no ensino de história. Access. Rio de Janeiro: 2001 MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2005. PEREIRA, J. C. C.; PACHECO, M. B. O Ensino de História nas Séries Iniciais. 2013. Disponível em: . Acesso em: 18/11/2024 PEREIRA, N. M.; RODRIGUES, M. C. M. BNCC e o Passado Prático: Temporalidades e Produção de Identidades no Ensino de História. In: Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Vol. 26, No. 107. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/187986. Acesso em 07/11/24 PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. SILVA, Marcus. "Ensino de História: Fundamentos e Métodos." Editora Contexto, 2021 STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 159. (Metodologia do ensino de história e geografia: v.2). TOLEDO, M. A. História Escolar e escrita da História: por uma historiografia do ensino de História. In: MOLIDA, A. H. Ensino de História e Educação: Olhares em Convergência. Vol. II. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectMetodologias de Ensinopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleMetodologias do ensino de história e seus desafios no Ginásio Municipal 12 de Janeiro em Sebastião Leal-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf917,51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.