Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Allana Cristina dos Santos-
dc.contributor.advisor1Leão, Joseane de Carvalho-
dc.contributor.referee1Leão, Joseane de Carvalho-
dc.contributor.referee2Oliveira, Felipe Moura-
dc.contributor.referee3Sá, Alyssandra Bezerra de Lima-
dc.date.accessioned2025-02-25T12:20:06Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUSA, Allana Cristina dos Santos. Os desafios de microempreendedores sem redes sociais. 2024. 20 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1524-
dc.description.resumoAs redes sociais desempenham um papel crucial como um mecanismo de divulgação e vendas para microempreendedores, oferecendo uma variedade de benefícios como fácil acesso, alcance elevado para promoção de produtos, ampliação da marca e mais engajamento com os clientes, além disso, as redes sociais permitem uma comunicação direta e personalizada com o público alvo, possibilitando a construção de relacionamentos mais próximos e duradouros; no entanto, apesar dos benefícios evidentes, ainda existem microempreendedores que optam por não utilizar as redes sociais, seja devido a restrições financeiras, falta de conhecimento técnico ou outras razões. Este artigo propõe investigar esse grupo de microempreendedores que não utilizam redes sociais, mas estão estrategicamente localizados em um shopping popular de grande fluxo, trazendo como objetivo geral e problema de pesquisa ‘Quais são os principais desafios dos microempreendedores sem redes sociais na prospecção de clientes em um ambiente de shopping popular?’ Dessa forma, o artigo traz como objetivos específicos identificar as causas das preferências por meios tradicionais e as barreiras para a adoção das redes sociais. Os métodos utilizados foram de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, sendo o método de solução do problema, dedutivo com finalidade descritiva e explicativa. Os meios de investigação foram: bibliográfico, de campo, ex-post facto e telematizada. Foi utilizado um questionário misto, abrigando a escala de Likert com cinco níveis para análise e geração dos resultados. O resultado da pesquisa foi satisfatório, alcançando os objetivos propostos e validando as hipóteses formuladas.por
dc.description.abstractSocial media plays a crucial role as a showcase for microentrepreneurs, offering various benefits such as accessibility, broad reach for product promotion, brand expansion, and increased customer engagement. Additionally, social media enables direct and personalized communication with the target audience, fostering closer and long-lasting relationships. However, despite its evident advantages, some microentrepreneurs still choose not to use social media due to financial constraints, lack of technical knowledge, or other reasons. This article aims to investigate this group of microentrepreneurs who do not utilize social media but are strategically located in a popular high-traffic shopping center. The study's general objective and research question are: "What are the main challenges faced by microentrepreneurs without social media in attracting clients in a popular shopping environment?" The specific objectives include identifying the causes behind the preference for traditional methods and the barriers to adopting social media. The research methods were applied in nature with a quantitative approach. The problem-solving method was deductive, with descriptive and explanatory purposes. The investigation methods included bibliographic research, field studies, ex-post facto analysis, and telematic resources. A mixed questionnaire was used, incorporating a five level Likert scale for data analysis and result generation. The research outcome was satisfactory, achieving the proposed objectives and validating the formulated hypotheses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Allana Sousa (allanasousa@aluno.uespi.br) on 2025-02-24T23:19:38Z No. of bitstreams: 2 EDU UESPI TN ADM DISC MONO 2024.2 ARTIGO FINAL (Sousa_ Leão) O desafio de microempreendedores sem redes sociais.pdf: 339335 bytes, checksum: 9f96d355b6ed0db27a052edb94034266 (MD5) TERMO_DE_DEPOSITO_FINALIZADO_assinado_assinado.pdf: 179815 bytes, checksum: 0732a1708cd47fd6fcfadbf2c28653a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-25T12:20:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 EDU UESPI TN ADM DISC MONO 2024.2 ARTIGO FINAL (Sousa_ Leão) O desafio de microempreendedores sem redes sociais.pdf: 339335 bytes, checksum: 9f96d355b6ed0db27a052edb94034266 (MD5) TERMO_DE_DEPOSITO_FINALIZADO_assinado_assinado.pdf: 179815 bytes, checksum: 0732a1708cd47fd6fcfadbf2c28653a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-25T12:20:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 EDU UESPI TN ADM DISC MONO 2024.2 ARTIGO FINAL (Sousa_ Leão) O desafio de microempreendedores sem redes sociais.pdf: 339335 bytes, checksum: 9f96d355b6ed0db27a052edb94034266 (MD5) TERMO_DE_DEPOSITO_FINALIZADO_assinado_assinado.pdf: 179815 bytes, checksum: 0732a1708cd47fd6fcfadbf2c28653a1 (MD5) Previous issue date: 2025-01-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMicroempreededorespor
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.subjectProspecção de Clientespor
dc.subjectShopping Popularpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleOs desafios de microempreendedores sem redes sociaispor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf331,38 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.