Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Antônio Rodrigo Alves-
dc.contributor.advisor1Santos, Gleison do Nascimento-
dc.contributor.referee1Santos, Gleison do Nascimento-
dc.contributor.referee2Meneses, Anderson Fabian de Sousa-
dc.contributor.referee3Mendes, Gerson Linâneo Mendes-
dc.date.accessioned2025-02-26T12:42:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLOPES, Antônio Rodrigo Alves. A utilização do software Geogebra no ensino da matemática: um estudo de caso em uma escola de ensino médio de Assunção do Piauí-PI. 2025. 66 f. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1534-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a utilização de softwares educacionais pode contribuir para o ensino de matemática no ensino médio, com ênfase na compreensão dos conceitos matemáticos pelos alunos, no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e no aumento do engajamento com a disciplina. Para isso, foi realizada uma pesquisa que apresentou diferentes softwares matemáticos disponíveis, demonstrando como eles podem ser utilizados para apoiar o professor no desenvolvimento de suas aulas. Entre os softwares analisados, o GeoGebra foi aplicado em um estudo de caso realizado em uma escola de ensino médio. Nesse estudo, foi avaliado o desempenho dos alunos em habilidades específicas antes e depois da utilização do software em sala de aula. Os resultados, obtidos por meio de questionários, indicam uma melhoria no desempenho dos alunos, ainda que modesta, mas de grande importância para o processo de ensino-aprendizagem. Esse avanço, embora tímido, demonstra que a integração de novas metodologias, como ferramentas tecnológicas, pode ser uma alternativa eficaz para aprimorar o desempenho acadêmico e tornar o aprendizado da matemática mais dinâmico e acessível. Conclui-se que a busca por novas abordagens pedagógicas, aliada ao uso de tecnologias educacionais, é uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino de matemática.por
dc.description.abstractThe present work aims to investigate how the use of educational software can contribute to the teaching of mathematics in high school, with an emphasis on student\'s understanding of mathematical concepts, the development of problem-solving skills, and increased engagement with the subject. To achieve this, a study was conducted that presented various available mathematical software, demonstrating how they can be used to support teachers in developing their lessons. Among the analyzed software, GeoGebra was applied in a case study conducted at a high school. In this study, students' performance in specific skills was assessed before and after the use of the software in the classroom. The results, obtained through questionnaires, indicated an improvement in student performance, although modest, yet highly significant for the teaching-learning process. This advance, although timid, demonstrates that the integration of new methodologies, such as technological tools, can be an effective alternative to improving academic performance and making mathematics learning more dynamic and accessible. It is concluded that the search for new pedagogical approaches, combined with the use of educational technologies, is a promising strategy for improving the quality of mathematics education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antônio Rodrigo Alves Lopes (arodrigoalopes@aluno.uespi.br) on 2025-02-25T22:02:46Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1976889 bytes, checksum: f29f04e0ccbb9e40ba340087817237bd (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 1461000 bytes, checksum: f01fa8b7bfec8e5ec8c76771f01e7399 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-26T12:42:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1976889 bytes, checksum: f29f04e0ccbb9e40ba340087817237bd (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 1461000 bytes, checksum: f01fa8b7bfec8e5ec8c76771f01e7399 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-26T12:42:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1976889 bytes, checksum: f29f04e0ccbb9e40ba340087817237bd (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 1461000 bytes, checksum: f01fa8b7bfec8e5ec8c76771f01e7399 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizadopor
dc.subjectFerramenta de Pesquisapor
dc.subjectResolucão de Problemaspor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectGeogebrapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA utilização do software Geogebra no ensino da matemática: um estudo de caso em uma escola de ensino médio de Assunção do Piauí-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.