Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1534
Tipo do documento: Monografia
Título: A utilização do software Geogebra no ensino da matemática: um estudo de caso em uma escola de ensino médio de Assunção do Piauí-PI
Autor: Lopes, Antônio Rodrigo Alves
Primeiro orientador: Santos, Gleison do Nascimento
Primeiro membro da banca: Santos, Gleison do Nascimento
Segundo membro da banca: Meneses, Anderson Fabian de Sousa
Terceiro membro da banca: Mendes, Gerson Linâneo Mendes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a utilização de softwares educacionais pode contribuir para o ensino de matemática no ensino médio, com ênfase na compreensão dos conceitos matemáticos pelos alunos, no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e no aumento do engajamento com a disciplina. Para isso, foi realizada uma pesquisa que apresentou diferentes softwares matemáticos disponíveis, demonstrando como eles podem ser utilizados para apoiar o professor no desenvolvimento de suas aulas. Entre os softwares analisados, o GeoGebra foi aplicado em um estudo de caso realizado em uma escola de ensino médio. Nesse estudo, foi avaliado o desempenho dos alunos em habilidades específicas antes e depois da utilização do software em sala de aula. Os resultados, obtidos por meio de questionários, indicam uma melhoria no desempenho dos alunos, ainda que modesta, mas de grande importância para o processo de ensino-aprendizagem. Esse avanço, embora tímido, demonstra que a integração de novas metodologias, como ferramentas tecnológicas, pode ser uma alternativa eficaz para aprimorar o desempenho acadêmico e tornar o aprendizado da matemática mais dinâmico e acessível. Conclui-se que a busca por novas abordagens pedagógicas, aliada ao uso de tecnologias educacionais, é uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino de matemática.
Abstract: The present work aims to investigate how the use of educational software can contribute to the teaching of mathematics in high school, with an emphasis on student\'s understanding of mathematical concepts, the development of problem-solving skills, and increased engagement with the subject. To achieve this, a study was conducted that presented various available mathematical software, demonstrating how they can be used to support teachers in developing their lessons. Among the analyzed software, GeoGebra was applied in a case study conducted at a high school. In this study, students' performance in specific skills was assessed before and after the use of the software in the classroom. The results, obtained through questionnaires, indicated an improvement in student performance, although modest, yet highly significant for the teaching-learning process. This advance, although timid, demonstrates that the integration of new methodologies, such as technological tools, can be an effective alternative to improving academic performance and making mathematics learning more dynamic and accessible. It is concluded that the search for new pedagogical approaches, combined with the use of educational technologies, is a promising strategy for improving the quality of mathematics education.
Palavras-chave: Aprendizado
Ferramenta de Pesquisa
Resolucão de Problemas
Ensino de Matemática
Geogebra
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: LOPES, Antônio Rodrigo Alves. A utilização do software Geogebra no ensino da matemática: um estudo de caso em uma escola de ensino médio de Assunção do Piauí-PI. 2025. 66 f. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1534
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.