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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Serlângia de Moura-
dc.contributor.advisor1Freitas, Leidiana da Silva Lima-
dc.date.accessioned2025-02-27T11:16:04Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, Serlângia de Moura. O desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua portuguesa: análise do livro didático. 2024. 36 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Geminiano, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1541-
dc.description.resumoA monografia aborda como temática o desenvolvimento da Competência Comunicativa em relação à produção textual escrita dos alunos, na Escola Municipal Joaquim Antônio de Araújo, na cidade de Geminiano Piauí, no ano de 2024. Tem como objetivo geral analisar quais aspectos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa contribuem para o desenvolvimento da Competência Comunicativa dos alunos do 9° ano, levando em consideração a produção textual. A problemática surgiu a partir da seguinte indagação: quais aspectos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa contribuem para o desenvolvimento da Competência Comunicativa dos alunos do 9° ano, levando em consideração a produção textual? Para embasar teoricamente este trabalho, utilizou-se abordagens referentes ao Ensino de Língua Portuguesa, com ênfase no desenvolvimento da Competência Comunicativa dos alunos. As referências que sustentam a análise incluem os trabalhos de Antunes (2003), Barros (1997), Faraco (2008), Geraldi (2002), Luft (1994), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Perini (2005), Reis (1998), Travaglia (2009), entre outros. Temos por base os fatores ou critérios da textualidade, a coesão, a coerência, a intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade e informatividade, por meio da análise de livro didático. Esses elementos foram abordados de maneira restrita e superficial, o que desfavorece o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, uma vez que o material didático priorizava a abordagem de regras gramaticais.por
dc.description.abstractThe monograph addresses as a theme the development of Communicative Competence in relation to the written textual production of students, at the Joaquim Antônio de Araújo Municipal School, in the city of Geminiano Piauí, in the year 2024. The general objective seeks to expose the aspects related to the teaching of Portuguese Language, in the written textual production of students, considering the criteria of textuality. The problem arose from the following question: what aspects related to the teaching of Portuguese Language contribute to the development of the Communicative Competence of 9th grade students, taking into account written textual production? The choice of the theme is justified by the perception, as a teacher, that the Teaching of Portuguese Language is not leading the student to concrete situations of language use, specifically, with regard to writing, in view of the lack of textual experiences that provide the understanding and production of texts. This is a bibliographic research focused on the analysis of the textbook intended for the 9th grade. To provide a theoretical basis for this work, approaches related to Portuguese Language Teaching were used, with an emphasis on the development of students' communicative competence. The references that support the analysis include the works of Antunes (2003), Barros (1997), Faraco (2008), Geraldi (2002), Luft (1994), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Perini (2005), Reis (1998), Travaglia (2009), among others. Through the analyses, it was found that a comprehensive evaluation of the presence of textuality criteria in the textbook, such as cohesion, coherence, intertextuality, intentionality, situationality and informativeness, was not feasible. These elements were addressed in a restricted and superficial manner, which hindered the development of students' communicative competence, since the teaching material prioritized the approach of grammatical rules.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-27T11:13:04Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 428434 bytes, checksum: 4f1df00180f7c4540e082f55af175336 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 157362 bytes, checksum: 770c2a6b62cddcc8b4cd052791e99c81 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-27T11:16:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 428434 bytes, checksum: 4f1df00180f7c4540e082f55af175336 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 157362 bytes, checksum: 770c2a6b62cddcc8b4cd052791e99c81 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-27T11:16:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 428434 bytes, checksum: 4f1df00180f7c4540e082f55af175336 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 157362 bytes, checksum: 770c2a6b62cddcc8b4cd052791e99c81 (MD5) Previous issue date: 2024-09-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectCompetência Comunicativapor
dc.subjectProdução Textual Escritapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua portuguesa: análise do livro didáticopor
dc.typeMonografiapor
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