Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1542
Tipo do documento: Monografia
Título: Recomposição da aprendizagem em língua portuguesa no 5º e 9º ano, com foco nas avaliações externas
Autor: Oliveira, Anailson de Brito Ribeiro de
Primeiro orientador: Costa, Maria da Conceição Magalhães Batista
Resumo: O sistema educacional tem evoluído ao longo dos anos e, apesar das dificuldades enfrentadas, é possível notar avanços significativos em comparação com sua origem. O estudo em questão delimita-se a destacar a recomposição da aprendizagem da língua portuguesa no 5ºe 9º ano, com foco nas avaliações externas, com o objetivo de analisar como tem acontecido a recomposição dos alunos que participam das avaliações externas municipais, em especial nos últimos dez anos, na cidade de Anísio de Abreu, levando em conta também o período póspandêmico. Muitas variantes dificultam o processo de recomposição na aprendizagem da língua portuguesa e nas avaliações externas, de acordo com a premissa, segue o questionamento: Quais os recursos e métodos utilizados para promover a recomposição das aprendizagens dos alunos dos anos destacados? O seguinte estudo se justifica destacando retratar a realidade dos alunos no 5º e 9º ano diante deste cenário, ressaltando como tem acontecido a recomposição de aprendizagem em Língua Portuguesa. Seguindo uma linha exploratória, e realizado um levantamento bibliográfico, foram analisados autores como Moran (2021), Ferreira (2021) e Lemann (2021). Os resultados demonstram que a recomposição de aprendizagem no 5º e 9º ano, com foco nas avaliações externas é essencial para que os estudantes tenham um resultado satisfatório, levando em conta as estratégias pedagógicas utilizadas, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The educational system has evolved over the years and, despite the difficulties faced, it is possible to note significant advances compared to its origins. The study in question is limited to highlighting the recomposition of Portuguese language learning in the 5th and 9th grades, focusing on external assessments, with the objective of analyzing how the recomposition of students who participate in municipal external assessments has occurred, especially in the last ten years, in the city of Anísio de Abreu, also taking into account the post-pandemic period. Many variants hinder the process of recomposition in Portuguese language learning and external assessments, according to the premise, the question follows: What resources and methods are used to promote the recomposition of learning of students in the highlighted years? The following study is justified by highlighting the reality of students in the 5th and 9th grades in this scenario, highlighting how the recomposition of learning in Portuguese has occurred. Following an exploratory line, and carrying out a bibliographic survey, authors such as Moran (2021), Ferreira (2021) and Lemann (2021) were analyzed, and it is expected to point out results based on positive aspects regarding external evaluations and the educational system itself, as well as the recomposition of learning in the Portuguese language. The results showed that external evaluations proved to be of great value in learning the Portuguese language, as well as a great incentive for the teaching and learning process. Keywords: Education. Portuguese language. Recomposition.
Palavras-chave: Educação
Língua Portuguesa
Recomposição de Aprendizagem
Avaliação
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: OLIVEIRA, Anailson de Brito Ribeiro de. Recomposição da aprendizagem em língua portuguesa no 5º e 9º ano, com foco nas avaliações externas. 2024. 38 f. Monografia (Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1542
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português
EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf658,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.