| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1547| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A percepção de novos colaboradores sobre o papel do instrutor na integração organizacional |
| Autor: | Costa, Carlos Daniel Rodrigues da |
| Primeiro orientador: | Chagas, Samaira Cristina Souza |
| Resumo: | A integração de novos colaboradores é um processo fundamental para inseri-los adequadamente na empresa, com o objetivo de fornecer toda as informações necessárias antes de iniciar as atividades exigidas pelo cargo para o qual foram contratados. Nesse contexto, o papel do instrutor é essencial para o sucesso dessa integração. A problemática da pesquisa é como os novos colaboradores percebem o papel do instrutor na integração organizacional. O estudo teve como objetivo analisar a percepção de novos colaboradores sobre o papel do instrutor na integração organizacional. A pesquisa é de abordagem qualitativa-quantitativa, classificada como descritiva, e a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário digital, utilizando o Google Forms, com 41 colaboradores que passaram pelo processo de integração entre 1º de setembro e 31 de novembro de 2024.Os resultados indicaram que o instrutor desempenha um papel crucial no processo de integração organizacional, sendo fundamental para garantir a adaptação, o apoio e a orientação aos novos colaboradores. Além disso, as análises também sugerem áreas de aprimoramento focando mais no processo de integração como um todo do que no papel isolado do instrutor. |
| Abstract: | The integration of new employees is a fundamental process to properly insert them into the company, with the aim of providing all the necessary information before starting the activities required by the position for which they were hired. In this context, the role of the instructor is essential for the success of this integration. The research issue is how new employees perceive the role of the instructor in organizational integration. The study aimed to analyze the perception of new employees about the role of the instructor in organizational integration. The research has a qualitative-quantitative approach, classified as descriptive, and data collection was carried out through the application of a digital questionnaire, using Google Forms, with 41 employees who went through the integration process between September 1st and September 31st. November 2024.The results indicated that the instructor plays a crucial role in the organizational integration process, being fundamental in ensuring adaptation, support and guidance for new employees. Furthermore, the analysis also suggests areas for improvement by focusing more on the integration process rather than on the isolated role of the instructor. |
| Palavras-chave: | Integração Novos Colaboradores Instrutor |
| Área(s) do CNPq: | ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas |
| Programa: | Bacharelado em Administração |
| Citação: | COSTA, Carlos Daniel Rodrigues da. A percepção de novos colaboradores sobre o papel do instrutor na integração organizacional. 2025. 25 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1547 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
