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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1551
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O impacto dos anglicismos no processo de aprendizagem inicial de inglês: desafios e oportunidades interculturais |
Autor: | Barbosa, José Roberto Amorim |
Primeiro orientador: | Oliveira, Eduardo José Lima de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Sônia Maria Alves Da |
Segundo membro da banca: | Pinheiro, Mário Eduardo |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar a presença de anglicismos na língua portuguesa, analisar de que maneira esta presença pode ser utilizada como ponto de contato entre o aluno e o estudo da língua inglesa, como o uso destas palavras podem auxiliar o aluno a se familiarizar com a leitura, escrita, audição e fala neste idioma, como através deste, o professor pode estimular o respeito intercultural. A coleta de dados mostra que apesar da presença de anglicismos ser vista com desconfiança, e alguns considerá-los aculturamento, percebe-se que a língua inglesa tem dado contribuições significativas para a língua portuguesa. Como referencial teórico foi utilizado trabalhos de Araújo (2022), Dias (2022), Fernandes (2018), Gallo (2021), Rocha (2018) entre outros. É uma pesquisa bibliográfico, utiliza o método monográfico, de natureza qualitativa, objetivos descritivos e explicativos, sua coleta de dados foi feita de forma documental. Percebeu-se que os anglicismos trazem relevante contribuição cultural, podem ser utilizados de maneira a contribuir com o aumento lexical, a utilização de anglicismos deve, enfatizar o valor cultural da língua portuguesa. |
Abstract: | The present work aims to identify the presence of anglicisms in the Portuguese language, analyze how this presence can be used as a point of contact between the student and the study of the English language, how the use of these words can help the student to become familiar with reading, writing, listening and speaking of this language, and how through this the teacher can stimulate intercultural respect. Data collection shows that despite the presence of anglicisms being viewed with suspicion, and some considering them acculturation, it is clear that the English language has made significant contributions to the Portuguese language. The theoretical framework used was works by Araújo (2022), Dias (2022), Fernandes (2018), Gallo (2021), Rocha (2018), among others. This is a bibliographical research, using the monographic method, of a qualitative nature, descriptive and explanatory objectives, and data collection was done in a documentary manner. It was noted that anglicisms bring a relevant cultural contribution, and can be used in a way that contributes to lexical growth. The use of anglicisms should therefore emphasize the cultural value of the Portuguese language. |
Palavras-chave: | Anglicismo Cultura Empréstimo Linguístico Estrangeirismo |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | BARBOSA. José Roberto Amorim. O impacto dos anglicismos no processo de aprendizagem inicial de inglês: desafios e oportunidades interculturais. 2025. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1551 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
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