Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1559
Tipo do documento: Monografia
Título: Recursos digitais e o redimensionamento do ensino da literatura na educação de jovens e adultos (Eja)
Autor: Mota, Carlos André Amâncio
Primeiro orientador: Freitas, Leidiana da Silva Lima
Segundo orientador: Bezerra, Francisca das Chagas
Primeiro membro da banca: Freitas, Leidiana da Silva Lima
Segundo membro da banca: Bezerra, Francisca das Chagas
Terceiro membro da banca: Silva, Amanda Princy Batista
Resumo: Sabemos que o conhecimento é indispensável em qualquer previsão do futuro. Por isso, é um consenso que o progresso de uma nação está ligado à qualidade de sua educação. Por outro lado, a escola tem sido vista como o local de pesquisa e análise de fenômenos educacionais. o presente trabalho visa investigar acerca da inserção de recursos tecnológicos nas aulas de literatura como também as tecnologias de comunicação e informação (TICs) estão mudando o modo como essas aulas estão sendo ministradas com esses recursos na educação de jovens e adultos (EJA). Portanto, esses novos recursos tecnológicos, conforme a perspectiva de Spritzer e Bittencourt, enfatizam que "a incorporação da tecnologia não deveria estar centrada na resolução da motivação, mas na necessidade de reconsiderar as estratégias de ensino e de aprendizagem" (2009, p. 159). Esses novos métodos têm como objetivo desenvolver a capacidade crítica do indivíduo, tornando-o um leitor eficaz e questionador do que está lendo. Segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (MEC, 2008), o texto literário é centralizado como fonte para conexões intertextuais e contextuais, dando destaque ao papel ativo do leitor no processo de leitura e formação de significados. Portanto, o ensino de Literatura através de recursos tecnológicos não se limita a colocar o estudante diante do computador, mas busca desenvolver sentidos e estratégias para que ele perceba a conexão entre Literatura e modernidade, entre leitura e movimento, entre texto, imagem e som. Essas oportunidades surgem quando o educador estabelece ligações entre o texto literário, que não está mais restrito aos livros, mas reproduzido e difundido na internet; e as oportunidades que os estudantes possuem para recriá-lo e compartilhar esse esforço de recriação.
Abstract: Sabemos que el conocimiento es esencial en cualquier predicción del futuro. Por lo tanto, existe consenso en que el progreso de una nación está vinculado a la calidad de su educación. Por otro lado, la escuela ha sido vista como el lugar de investigación y análisis de los fenómenos educativos. El presente trabajo tiene como objetivo investigar la inserción de recursos tecnológicos en las clases de literatura, así como cómo las tecnologías de la comunicación y la información (TIC) están cambiando la forma en que se imparten estas clases con estos recursos en la educación de jóvenes y adultos (EJA). Por tanto, estos nuevos recursos tecnológicos, según la perspectiva de Spritzer y Bittencourt, enfatizan que “la incorporación de tecnología no debe centrarse en resolver la motivación, sino en la necesidad de repensar las estrategias de enseñanza y aprendizaje” (2009, p. 159). Estos nuevos métodos pretenden desarrollar la capacidad crítica del individuo, convirtiéndolo en un lector eficaz y cuestionando lo que lee. Según los Lineamientos Nacionales de Parámetros Curriculares para la Educación Secundaria (MEC, 2008), el texto literario se centraliza como fuente de conexiones intertextuales y contextuales, destacando el papel activo del lector en el proceso de lectura y formación de significados. Por lo tanto, enseñar Literatura a través de recursos tecnológicos no se limita a colocar al estudiante frente a la computadora, sino que busca desarrollar significados y estrategias para que comprenda la conexión entre Literatura y modernidad, entre lectura y movimiento, entre texto, imagen y sonido. Estas oportunidades surgen cuando el educador establece vínculos entre el texto literario, que ya no se limita a los libros, sino que se reproduce y difunde en Internet; y las oportunidades que tienen los estudiantes para recrearse y compartir este esfuerzo de recreación.
Palavras-chave: Audiovisuais
Ensino-Aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino de Literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: MOTA, Carlos André Amâncio. Recursos digitais e o redimensionamento do ensino da literatura na educação de jovens e adultos (EJA). 2024. 34 f. Monografia (Licenciatura em Letra - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Assunção do Piauí-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1559
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.