Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1565
Tipo do documento: Monografia
Título: As dificuldades de aprendizagem das quatro operações nos anos finais do ensino fundamental
Autor: Ribeiro, Alex dos Santos
Sampaio, Lígia de Oliveira
Primeiro orientador: Santos, Gleison do Nascimento
Primeiro membro da banca: Mendes, Fernando Gérson Libânio
Segundo membro da banca: Serra, Ray Victor Guimarães
Resumo: As dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática são um problema recorrente em várias escolas do país. É preciso identificar quais delas são apresentadas pelos alunos em conteúdos de base, como as quatro operações fundamentais, e buscar estratégias para intervir nessa realidade. Assim, o presente trabalho é caracterizado como uma revisão sistemática da literatura, que, a partir de observações, buscou analisar as dificuldades apresentadas por alunos do 8° ano de uma escola municipal de Teresina em relação às quatro operações. O alicerce teórico foi pautado em publicações sobre materiais concretos utilizados para o ensino de matemática, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). As publicações revisadas apontam que os alunos possuem lacunas no aprendizado de conteúdos que deveriam ter sido assimilados ainda nos anos iniciais do ensino fundamental, além de trazerem indicações que o uso de materiais concretos pode ser uma estratégia para solucionar o problema. Nesse contexto, este trabalho sugere uma intervenção estruturada com base nesses recursos para solucionar ou minimizar as dificuldades encontradas.
Abstract: Learning difficulties in Mathematics are a recurring problem in many Brazilian schools. It is necessary to identify which of these difficulties are presented by students regarding basic curriculum, such as the four fundamental operations, and to seek strategies in order to transform this reality. Thus, this work is characterized as a systematic review of the literature, which, based on observations, sought to analyze the difficulties presented by 8th grade students of a public school in Teresina regarding the four operations. The theoretical basis was based on publications on concrete materials used for teaching mathematics, on the national curriculum (BNCC) and on the national curricular parameters of Mathematics (PCNs). The reviewed publications indicate that students have learning gaps for content that should have been assimilated in the early years of elementary school, in addition to providing indications that the use of concrete materials can be a strategy to solve the problem. In this context, this work suggests a structured intervention based on these resources in order to solve or minimize the difficulties analyzed.
Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem
Quatro Operações
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: RIBEIRO, Alex dos Santos; SAMPAIO Lígia de Oliveira. As dificuldades de aprendizagem das quatro operações nos anos finais do ensino fundamental. 2025. 22 f. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1565
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf527,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.