Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1568
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O uso do livro didático de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental, WAYS: english for life, considerações á luz da BNCC |
Autor: | Marques, Francisca de Sousa |
Primeiro orientador: | Lima, Francisca Maria Figuêredo |
Primeiro membro da banca: | Santana, Luiza Folha de |
Segundo membro da banca: | Correia, Elaine dos Santos |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o livro didático de língua inglesa Ways: English for Life, utilizado no 6º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas, à luz das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de natureza bibliográfica e qualitativa, buscou identificar se o material didático contempla as quatro habilidades linguísticas — compreensão escrita, produção escrita, compreensão oral e produção/interação oral — e promove práticas de multiletramento e diversidade sociocultural. A análise evidenciou que o livro atende parcialmente às exigências da BNCC, com destaque para o desenvolvimento da compreensão e produção escrita. No entanto, foram identificadas lacunas relacionadas à produção/interação oral, que ainda carece de atividades mais práticas e comunicativas. Conclui-se que, embora o material apresente propostas pedagógicas relevantes, há necessidade de ajustes para garantir uma abordagem mais equilibrada das habilidades linguísticas. Por fim, a pesquisa sugere estudos futuros sobre práticas pedagógicas que potencializem o uso dos livros didáticos e sobre o impacto dessas práticas na aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | This study aimed to analyze the English textbook Ways: English for Life, used in the 6th grade of public elementary schools, in light of the guidelines established by the Common National Curriculum Base (BNCC). The research, which is bibliographic and qualitative in nature, sought to identify whether the textbook covers the four language skills — reading comprehension, writing production, listening comprehension, and oral production/interaction — and promotes multiliteracy practices and sociocultural diversity. The analysis showed that the textbook partially meets the BNCC requirements, with a notable focus on developing reading and writing skills. However, gaps were identified regarding oral production/interaction, which still requires more practical and communicative activities. It is concluded that, although the material presents relevant pedagogical proposals, adjustments are necessary to ensure a more balanced approach to language skills. Finally, the research suggests further studies on pedagogical practices that enhance the use of textbooks and their impact on students' learning. |
Palavras-chave: | Livro Didático Ensino de Língua Inglesa BNCC |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | MARQUES, Francisca de Sousa. O uso do livro didático de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental, WAYS: english for life, considerações á luz da BNCC. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1568 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.