Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1569
Tipo do documento: Artigo
Título: A experiência universitária de alunos quilombolas no Brasil: um estudo de caso no curso de História da universidade Estadual do Piauí/Oeiras (2011-2023)
Autor: Meneses, Lidy Francy Martins de
Primeiro orientador: Sousa, Leandro Nascimento de
Resumo: O estudo analisar as trajetórias e experiências de estudantes quilombolas egressos (as) do curso de História da universidade estadual do Piauí, campus Possidônio Queiroz, em Oeiras-PI (2011-2023).o estudo tem como objetivo geral analisar as experiências e dificuldades vividas pelos estudantes quilombolas do curso de História. A partir disso as , os objetivos espécifícos se centram em: a) explorar as percepções dos alunos quilombolas sobre a relevância de suas identidades culturais no contexto universitário, no curso de História. e b) Investigar como as politicas de ações afirmativas influenciam na permanência e o desempenho dos alunos no curso de História.
Abstract: his study aims to analyze the trajectories and experiences of quilombola students who graduated from the History course at the State University of Piauí, Possidônio Queiroz campus, in Oeiras-PI (2011-2023). The general objective of the study is to analyze the experiences and difficulties experienced by quilombola students in the History course. Based on this, the specific objectives focus on: a) exploring the perceptions of quilombola students about the relevance of their cultural identities in the university context, in the History course; and b) investigating how affirmative action policies influence the permanence and performance of students in the History course.
O estudo analisar as trajetórias e experiências de estudantes quilombolas egressos (as) do curso de História da universidade estadual do Piauí, campus Possidônio Queiroz, em Oeiras-PI (2011-2023).o estudo tem como objetivo geral analisar as experiências e dificuldades vividas pelos estudantes quilombolas do curso de História. A partir disso as , os objetivos espécifícos se centram em: a) explorar as percepções dos alunos quilombolas sobre a relevância de suas identidades culturais no contexto universitário, no curso de História. e b) Investigar como as politicas de ações afirmativas influenciam na permanência e o desempenho dos alunos no curso de História.
Palavras-chave: Estudantes Quilombolas
Experiência Universitária
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em História
Citação: MENESES, Lidy Francy Martins de. A experiência universitária de alunos quilombolas no Brasil: um estudo de caso no curso de História da Universidade Estadual do Piauí/Oeiras (2011-2023). 2024. 34 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1569
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf523,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.