| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1569| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A experiência universitária de alunos quilombolas no Brasil: um estudo de caso no curso de História da universidade Estadual do Piauí/Oeiras (2011-2023) |
| Autor: | Meneses, Lidy Francy Martins de |
| Primeiro orientador: | Sousa, Leandro Nascimento de |
| Resumo: | O estudo analisar as trajetórias e experiências de estudantes quilombolas egressos (as) do curso de História da universidade estadual do Piauí, campus Possidônio Queiroz, em Oeiras-PI (2011-2023).o estudo tem como objetivo geral analisar as experiências e dificuldades vividas pelos estudantes quilombolas do curso de História. A partir disso as , os objetivos espécifícos se centram em: a) explorar as percepções dos alunos quilombolas sobre a relevância de suas identidades culturais no contexto universitário, no curso de História. e b) Investigar como as politicas de ações afirmativas influenciam na permanência e o desempenho dos alunos no curso de História. |
| Abstract: | his study aims to analyze the trajectories and experiences of quilombola students who graduated from the History course at the State University of Piauí, Possidônio Queiroz campus, in Oeiras-PI (2011-2023). The general objective of the study is to analyze the experiences and difficulties experienced by quilombola students in the History course. Based on this, the specific objectives focus on: a) exploring the perceptions of quilombola students about the relevance of their cultural identities in the university context, in the History course; and b) investigating how affirmative action policies influence the permanence and performance of students in the History course. O estudo analisar as trajetórias e experiências de estudantes quilombolas egressos (as) do curso de História da universidade estadual do Piauí, campus Possidônio Queiroz, em Oeiras-PI (2011-2023).o estudo tem como objetivo geral analisar as experiências e dificuldades vividas pelos estudantes quilombolas do curso de História. A partir disso as , os objetivos espécifícos se centram em: a) explorar as percepções dos alunos quilombolas sobre a relevância de suas identidades culturais no contexto universitário, no curso de História. e b) Investigar como as politicas de ações afirmativas influenciam na permanência e o desempenho dos alunos no curso de História. |
| Palavras-chave: | Estudantes Quilombolas Experiência Universitária Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | MENESES, Lidy Francy Martins de. A experiência universitária de alunos quilombolas no Brasil: um estudo de caso no curso de História da Universidade Estadual do Piauí/Oeiras (2011-2023). 2024. 34 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1569 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 523,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
