Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Orleide de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143820991084150por
dc.contributor.advisor1Riedel, Márlia Socorro Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6567137253272334por
dc.contributor.advisor-co1Riedel, Márlia Socorro Lima-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6567137253272334por
dc.contributor.referee1Silva, Sônia Maria Alves da-
dc.contributor.referee2Santos, Luiz Antônio dos-
dc.date.accessioned2025-03-06T16:41:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNUNES, Orleide de Sousa. Análise de provas de inglês aplicadas a alunos da EJA VI etapa em uma escola da Rede Estadual de Ensino sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1575-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que apresenta particularidades significativas em relação às turmas regulares, especialmente devido à diversidade de faixas etárias que compõem seus estudantes. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa – que foi bibliográfica - foi investigar se as questões das provas de inglês da VI Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Centro Educacional Integrado Adenauer (CEIA) estão adequadas às exigências preconizadas pela BNCC. A coleta de dados foi realizada por meio de análise de provas de inglês de uma turma da VI Etapa, no ano de 2024. A análise das provas aplicadas revelou uma predominância de questões focadas em leitura e interpretação de textos, como destaca Sobral (2012), com pouca exploração de habilidades mais complexas, como a produção escrita e a oralidade. É fundamental que os professores de Língua Inglesa desenvolvam estratégias para bem ensinar a língua inglesa atendendo todas as exigências da BNCC para o ensino de língua a fim de que os alunos obtenham êxito na aprendizagem e, por conseguinte, nas avaliações que lhes serão exigidos o conhecimento adquirido.por
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a teaching modality that presents significant particularities in relation to regular classes, especially due to the diversity of age groups that make up its students. In this context, the general objective of this research - which was bibliographical - was to investigate whether the questions on the English tests of the VI Stage of Youth and Adult Education (EJA) of the Adenauer Integrated Educational Center (CEIA) School Unit are adequate to the requirements recommended by the BNCC. Data collection was carried out through the analysis of English tests of a class of the VI Stage, in the year 2024. The analysis of the tests applied revealed a predominance of questions focused on reading and interpreting texts, as highlighted by Sobral (2012), with little exploration of more complex skills, such as written production and speaking.It is essential that English teachers develop strategies to teach the English language well, meeting all the BNCC requirements for language teaching so that students are successful in learning and, consequently, in the assessments that will be required of them the knowledge acquired.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Orleide de Sousa Nunes (orleidenunes20@outlook.com) on 2025-03-02T13:10:43Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1321868 bytes, checksum: d6f9a9fd0431fc024afb8dfd913a87c4 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 205068 bytes, checksum: f4c5c80db6dcb4592a3300f9000f7ea4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-06T16:41:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1321868 bytes, checksum: d6f9a9fd0431fc024afb8dfd913a87c4 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 205068 bytes, checksum: f4c5c80db6dcb4592a3300f9000f7ea4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T16:41:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1321868 bytes, checksum: d6f9a9fd0431fc024afb8dfd913a87c4 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 205068 bytes, checksum: f4c5c80db6dcb4592a3300f9000f7ea4 (MD5) Previous issue date: 2025-02-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectAvaliação Escritapor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleAnálise de provas de inglês aplicadas a alunos da EJA VI etapa em uma escola da Rede Estadual de Ensino sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCCpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.