Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1575
Tipo do documento: Monografia
Título: Análise de provas de inglês aplicadas a alunos da EJA VI etapa em uma escola da Rede Estadual de Ensino sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Autor: Nunes, Orleide de Sousa 
Primeiro orientador: Riedel, Márlia Socorro Lima
Primeiro coorientador: Riedel, Márlia Socorro Lima
Primeiro membro da banca: Silva, Sônia Maria Alves da
Segundo membro da banca: Santos, Luiz Antônio dos
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que apresenta particularidades significativas em relação às turmas regulares, especialmente devido à diversidade de faixas etárias que compõem seus estudantes. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa – que foi bibliográfica - foi investigar se as questões das provas de inglês da VI Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Centro Educacional Integrado Adenauer (CEIA) estão adequadas às exigências preconizadas pela BNCC. A coleta de dados foi realizada por meio de análise de provas de inglês de uma turma da VI Etapa, no ano de 2024. A análise das provas aplicadas revelou uma predominância de questões focadas em leitura e interpretação de textos, como destaca Sobral (2012), com pouca exploração de habilidades mais complexas, como a produção escrita e a oralidade. É fundamental que os professores de Língua Inglesa desenvolvam estratégias para bem ensinar a língua inglesa atendendo todas as exigências da BNCC para o ensino de língua a fim de que os alunos obtenham êxito na aprendizagem e, por conseguinte, nas avaliações que lhes serão exigidos o conhecimento adquirido.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality that presents significant particularities in relation to regular classes, especially due to the diversity of age groups that make up its students. In this context, the general objective of this research - which was bibliographical - was to investigate whether the questions on the English tests of the VI Stage of Youth and Adult Education (EJA) of the Adenauer Integrated Educational Center (CEIA) School Unit are adequate to the requirements recommended by the BNCC. Data collection was carried out through the analysis of English tests of a class of the VI Stage, in the year 2024. The analysis of the tests applied revealed a predominance of questions focused on reading and interpreting texts, as highlighted by Sobral (2012), with little exploration of more complex skills, such as written production and speaking.It is essential that English teachers develop strategies to teach the English language well, meeting all the BNCC requirements for language teaching so that students are successful in learning and, consequently, in the assessments that will be required of them the knowledge acquired.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Língua Inglesa
Avaliação Escrita
Base Nacional Comum Curricular
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: NUNES, Orleide de Sousa. Análise de provas de inglês aplicadas a alunos da EJA VI etapa em uma escola da Rede Estadual de Ensino sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1575
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.