Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Pamela Barbosa-
dc.contributor.advisor1Chagas, Samaira Cristina Souza-
dc.date.accessioned2025-03-07T12:19:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOURA, Pamela Barbosa. Desafios e soluções criativas para microempreendedores urbanos. 2024. 20 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1580-
dc.description.resumoOs microempreendedores urbanos enfrentam uma série de desafios que dificultam a sustentabilidade de seus empreendimentos em cenários altamente competitivos. Esta pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Quais desafios os microempreendedores urbanos enfrentam e como o marketing digital pode ajudá-los a superá-los e fortalecer seus negócios em um mercado competitivo? O estudo tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados por microempreendedores urbanos e explorar soluções criativas, com ênfase no uso do marketing digital. Para isso, foram realizadas investigações bibliográficas, descritivas, aplicadas e qualitativas, complementadas por uma pesquisa de campo com cinco microempreendedores urbanos de Teresina-PI, selecionados de forma intencional, com base em critérios como diversidade de setores e utilização de estratégias de marketing digital. Os resultados apontaram que, apesar dos desafios para atrair e fidelizar clientes, os entrevistados demonstravam criatividade ao utilizarem redes sociais como Instagram e TikTok para promover seus negócios com baixo custo, alcançado maior visibilidade e engajamento. Estratégias inovadoras, como parceria com influenciadores e uso do conteúdo visual estratégico, destacaram-se como práticas relevantes para superar obstáculos e fortalecer o posicionamento no mercado. O estudo reforça a importância do marketing digital na construção de soluções acessíveis e eficazes, contribuindo para o crescimento sustentável dos pequenos negócios.por
dc.description.abstractUrban microentrepreneurs face a series of challenges that hinder the sustainability of their businesses in highly competitive scenarios. This research seeks to answer the following question: What challenges do urban microentrepreneurs face and how can digital marketing help them overcome them and strengthen their businesses in a competitive market? The study's general objective is to analyze the main challenges faced by urban microentrepreneurs and explore creative solutions, with an emphasis on the use of digital marketing. To this end, bibliographic, descriptive, applied and qualitative research was carried out, complemented by a field survey with five urban microentrepreneurs from Teresina-PI, intentionally selected based on criteria such as sector diversity and use of digital marketing strategies. The results showed that, despite the challenges in attracting and retaining customers, the interviewees demonstrated creativity in using social networks such as Instagram and TikTok to promote their businesses at low cost, achieving greater visibility and engagement. Innovative strategies, such as partnerships with influencers and the use of strategic visual content, stood out as relevant practices for overcoming obstacles and strengthening market positioning. The study reinforces the importance of digital marketing in building accessible and effective solutions, contributing to the sustainable growth of small businesses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Pamela Moura (pbmoura@aluno.uespi.br) on 2025-03-06T18:17:46Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 277814 bytes, checksum: 2147ae2bf3b7a01fd91d397a278b9542 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 58614 bytes, checksum: 8a751a0de8305ec070b4315f4862e9fd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-07T12:19:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 277814 bytes, checksum: 2147ae2bf3b7a01fd91d397a278b9542 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 58614 bytes, checksum: 8a751a0de8305ec070b4315f4862e9fd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T12:19:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 277814 bytes, checksum: 2147ae2bf3b7a01fd91d397a278b9542 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 58614 bytes, checksum: 8a751a0de8305ec070b4315f4862e9fd (MD5) Previous issue date: 2025-01-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMicroempreendedores Urbanospor
dc.subjectMarketing Digitalpor
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.subjectPequenos Negóciospor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleDesafios e soluções criativas para microempreendedores urbanospor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf271,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.