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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1583
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O fenômeno variação linguística: um estudo de caso no município de Gilbués-PI |
Autor: | Martins, João Vitor Ferreira |
Primeiro orientador: | Araújo, Jurema da Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da variação linguística no contexto escolar, no município de Gilbués-PI. Para tanto, estudiosos da área como Bortoni Ricardo (2004), Dino Preti (2003), Irandé Antunes (2007), Marcos Bagno (2002) dentre outros serão a nossa base teórica para as análises e reflexões aqui contidas. Para tal, fizemos uso da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, onde registramos as falas dos alunos, com construções que se afastam do padrão, bem como a aplicação de um questionário com o professor da sala, na qual ocorreu a pesquisa. Por meio da pesquisa, pudemos perceber que o educador possui conhecimentos sociolinguísticos e não vê a variação linguística como um “erro”. Em relação aos alunos, eles apresentaram alguns fenômenos durante a interação oral, tais como: monotongação, desnasalização, prótese, assimilação, ditongação e falta de concordância no plural. A funcionalidade da linguagem vem sendo observada e estudada há algum tempo, conhecida como sociolinguística variacionista. Considera a grande variedade de expressões verbais de uma língua, ou seja, suas variações. Essa variedade pode ter muitas causas, como regionalismo, cultura, formação histórica, entre outras. Além disso, situações diferentes também podem exigir formas diferentes de falar, o que também caracteriza a variação linguística. Essas diferenças em verbalização podem gerar outro fenômeno na linguagem, pois isto se deve principalmente à falta de informações sobre a variação linguística. Conclui-se, então, que a variação linguística está presente nas escolas e que o papel do professor é bastante importante para a superação de estigmas relacionados à linguagem não-padrão e à ascensão do aluno frente à linguagem padrão. |
Abstract: | This paper aims to analyze the issue of linguistic variation in the school context in the municipality of Gilbués, PI. To this end, scholars in the field such as Bortoni Ricardo (2004), Dino Preti (2003), Irandé Antunes (2007), Marcos Bagno (2002), among others, will be our theoretical basis for the analysis and reflections contained herein. To this end, we used ethnographic qualitative research, in which we recorded the students' speeches, with constructions that deviate from the standard, as well as applying a questionnaire with the teacher of the classroom in which the research took place. Through the research, we were able to see that the teacher has sociolinguistic knowledge and does not see linguistic variation as an “error”. As for the students, they showed some phenomena during oral interaction, such as: monophthongization, de-nasalization, prosthesis, assimilation, diphthongization and lack of agreement in the plural. The functionality of language has been observed and studied for some time, known as variationist sociolinguistics. They consider the wide variety of verbal expressions of a language, in other words, its variations. This variety can have many causes, such as regionalism, culture, historical background, among others. In addition, different situations can also require different ways of speaking, which also characterizes linguistic variation. These differences in verbalization can generate another phenomenon in language, which is mainly due to a lack of information about linguistic variation. It can be concluded, then, that linguistic variation is present in schools and that the role of the teacher is very important in overcoming stigmas related to non-standard language and the rise of the student in relation to standard language. |
Palavras-chave: | Sociolinguística Variação Linguística. Escola |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | MARTINS, João Vitor Ferreira. O fenômeno variação linguística: um estudo de caso no município de Gilbués-PI. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués - PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1583 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monografia Completa | 1,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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