Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1591
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Letramento literário: da literatura à leitura |
Autor: | Silva, Francisca dos Santos Leal |
Primeiro orientador: | Araújo, Jurema da Silva |
Resumo: | Esse estudo possui como temática o letramento literário, evidenciando uma abordagem a partir da relação entre o ato de ler e a literatura, tendo como objetivo principal analisar a importância do letramento literário para ajudar no desenvolvimento da leitura de forma eficaz e integral. E de maneira específica: destacar o papel do professor enquanto mediador da prática pedagógica no processo de estímulo e motivação quanto ao letramento literário e a prática da leitura na escola, bem como, identificar instrumentos que podem ser utilizados no sentido de trabalhar o letramento literário como estratégia significativa para o desenvolvimento da leitura associada a literatura. Utilizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa de cunho bibliográfico, confrontando ideias de autores que tratam do assunto, entre eles: Bamberger (1998), Coelho (2000), Lajolo (2002) e Yunes (2003). Com a realização desse estudo pensa-se em um recorte de abordagem que evidencie o letramento literário como forma de garantir o domínio e uso de textos literários na escola a fim de formar maior número de leitores. Esse entendimento expõe que o mesmo contribui de maneira expressiva na formação crítica e leitora dos alunos. |
Abstract: | The theme of this study is literary literacy, based on the relationship between the act of reading and literature, with the main objective of analyzing the importance of literary literacy to help develop reading in an effective and integral way. And specifically: to recognize the role of the teacher as a mediator of pedagogical practice in the process of stimulating and motivating literary literacy and the practice of reading at school, as well as to relate instruments that can be used to work on literary literacy as a significant strategy for the development of reading associated with literature. The methodological procedure used was bibliographical research, comparing the ideas of authors who deal with the subject, including: Bamberger (1998), Coelho (2000), Lajolo (2002) and Yunes (2003). With this study, we are thinking of an approach that highlights literary literacy as a way of ensuring mastery and use of literary texts at school in order to train a greater number of readers. This understanding shows that it makes a significant contribution to students' critical and reading education. |
Palavras-chave: | Leitura Letramento literário Escola |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | SILVA, Francisca dos Santos Leal. Letramento literário: da literatura à leitura. 2025. 33f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1591 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.