Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Guelnia Daniela Cruz de-
dc.contributor.advisor1Sousa, Rosangela Pereira de-
dc.contributor.referee1Sousa, Rosangela Pereira de-
dc.contributor.referee2Carvalho, Wilma Avelino de-
dc.contributor.referee3Lima, Márcia Edlene Mauriz-
dc.date.accessioned2025-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOURA, Guelnia Daniela Cruz de. A importância dos clássicos literários na formação leitora do adolescente. 2025. 61 f. Monografia( Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1595-
dc.description.resumoRESUMO A leitura consagra-se como uma das práticas mais importantes que constituem a história da humanidade, visto que é fundamental para o desenvolvimento individual e da sociedade. Segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024), durante a adolescência e até os 24 anos, a motivação ou gosto pela leitura varia de 31% a 34%. O público dos 11 aos 13 anos representa o maior número de leitores no país. A leitura representa uma formação fundamental para o adolescente, aperfeiçoando o seu desenvolvimento cognitivo e humano. Porém, percebe-se uma espécie de aversão ou resistência à leitura dos clássicos literários entre esse grupo. Diante desta problemática, analisou-se a importância dos clássicos literários na formação leitora do adolescente: estratégias para motivar o interesse pela leitura clássica. Determinou-se como objetivo geral: verificar os motivos de resistência à leitura dos clássicos literários na adolescência. Quanto aos objetivos específicos, temos: analisar os aspectos do desenvolvimento e formação leitora do adolescente; identificar as razões que dificultam a leitura e a interpretação dos clássicos literários; e discutir estratégias de inserção dos clássicos literários na leitura opcional para o jovem leitor. A pesquisa foi pautada nas teorias de Azevedo (2021), Bakhtin (2013; 2016), Calvino (1993), Candido (2004), Carvalho e Viégas (2016), Cosson (2010; 2014; 2020), além de obras distintas destes e de outros autores. O estudo caracteriza- se como bibliográfico e de campo, de cunho exploratório e com abordagem qualitativa. Na pesquisa, utilizou-se como instrumento um questionário, tendo vinte e cinco participantes, alunos da 2ª série do Ensino Médio, do Centro Estadual de Tempo Integral Professor Milton Aguiar, localizado na zona sudeste de Teresina-Piauí. Na primeira análise, foram expostas as causas dos adolescentes gostarem ou não de ler, assim como os conhecimentos sobre clássicos literários e os fatores que dificultam a leitura dessas obras. A segunda análise, traz a relevância em inserir os clássicos no hábito de leitura do adolescente. Conclui-se que a falta de interesse pela leitura tem prejudicado os jovens, pois é de suma importância para o seu desenvolvimento intelectual e humano. As razões que dificultam e que afastam os jovens das leituras e dos clássicos envolve desconhecimento e preconceito, algo que precisa ser trabalhado de forma responsável e criativa, no intuito de oportunizar aos adolescentes uma variedade de benefícios que podem ser desencadeados pela prática de leitura. Palavras-chave: Adolescentes; Hábito de leitura; Literatura; Clássicos literários.por
dc.description.abstractABSTRACT Reading is considered one of the most important practices that represents the history of humanity, since it is fundamental for individual and social development. According to the 6th edition of the survey Retratos da Leitura no Brasil (Portraits of Reading in Brazil) (2024), during adolescence and up to the age of 24, the motivation or taste for reading varies from 31% to 34%. The audience aged 11 to 13 represents the largest number of readers in the country. Reading represents an essential formation for adolescents, improving their cognitive and human development. However, a kind of aversion or resistance to reading literary classics is perceived among this group. Given this problem, we intend to analyze the importance of literary classics in the readingformation of teenagers: strategies to motivate interest in classic reading. It was determined as the general objective: to check the reasons for resistance to reading literary classics in adolescence. And as specific objectives we have: to analyze the aspects of the development and reading formation of adolescents; to identify the reasons that make it difficult to read and interpret literary classics; to discuss strategies for including literary classics in optional reading for young readers. The research was based on the theories of Azevedo (2021), Bakhtin (2013; 2016), Calvino (1993), Candido (2004), Carvalho and Viégas (2016), Cosson (2010; 2014; 2020), as well as distinct works by these and other authors. The study is characterized as bibliographic and field research, it is exploratory in nature and with a qualitative approach. In the research, a questionnaire was used as an instrument, holding twenty five students inthe 2nd grade of high school, in the Centro Estadual de Tempo Integral Professor Milton Aguiar, located in the southeast zone of Teresina-Piauí. The first analysis presents the reasons why adolescents like or dislike reading, as well as their knowledge of literary classics and the factors that make it difficult to read these works.The second analysis highlights the importance of including classics in adolescents' reading habits. It is concluded that the lack of interest in reading has harmed young people, as it is of utmost importance for their intellectual and human development. The reasons that make it hard and keep young people away from reading and classics involve lack of knowledge and stigma, something that needs to be addressed in a responsible and creative way, in order to provide adolescents with a variety of benefits that can be triggered by the practice of reading. Keywords: Adolescents; Reading habits; Literature; Literary classics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Guelnia Daniela Cruz de Moura (gdcruzdemoura@aluno.uespi.br) on 2025-03-06T21:40:28Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI - assinado -pdf: 75540 bytes, checksum: d241f1f90ee102ddf0d95361675c0aec (MD5) Monografia. finalizada.pdf: 741676 bytes, checksum: c5e26363cc7314769f1ecaecfac534b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br), reason: PREZADOS (A),INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O OTERMO, E DEVE SER NO FORMATO PDF. ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃOCONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-03-07T13:12:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Guelnia Daniela Cruz de Moura (gdcruzdemoura@aluno.uespi.br) on 2025-03-09T21:51:26Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 75540 bytes, checksum: d241f1f90ee102ddf0d95361675c0aec (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 741676 bytes, checksum: c5e26363cc7314769f1ecaecfac534b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-03-10T11:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 75540 bytes, checksum: d241f1f90ee102ddf0d95361675c0aec (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 741676 bytes, checksum: c5e26363cc7314769f1ecaecfac534b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-10T11:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 75540 bytes, checksum: d241f1f90ee102ddf0d95361675c0aec (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 741676 bytes, checksum: c5e26363cc7314769f1ecaecfac534b4 (MD5) Previous issue date: 2025-01-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino Campus Clovis Mourapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectHábito de leiturapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectClássicos literáriospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA importância dos clássicos literários na formação leitora do adolescentepor
dc.title.alternativeThe importance of literary classics in the reading formation of adolescentseng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA.pdf724,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.