Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1602
Tipo do documento: Produto Educacional
Título: Os festejos religiosos como expressão da identidade e memória coletiva caxiense
Autor: Lima, Ana Maria da Silva 
Primeiro orientador: Cunha, Renata Cristina da
Primeiro coorientador: Cunha, Renata Cristina da
Primeiro membro da banca: Teles, Fabrícia Pereira
Segundo membro da banca: Nascimento, Francisco de Assis Sousa
Resumo: “O Ensino de História e a Valorização do Patrimônio Imaterial em Caxias (MA): Os Festejos Religiosos como Expressão da Identidade e Memória Coletiva” é uma pesquisa que trata das relações entre o ensino de História e os festejos religiosos em Caxias, no estado do Maranhão, destacando sua relevância na preservação e celebração da herança cultural, memória e identidade da comunidade local, na linha de pesquisa, Saberes Históricos no Espaço Escolar. Nesse sentido, esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Como os festejos religiosos podem colaborar com o processo ensino-aprendizagem da História, na perspectiva da identidade cultural, da memória coletiva e do patrimônio imaterial na cidade de Caxias (MA)? A fim de responder essa pergunta, estabelecemos o seguinte objetivo geral: Investigar como os festejos religiosos contribuem para o ensino de História, considerando identidade cultural, memória coletiva e patrimônio imaterial em Caxias (MA), consideramos necessário, para tanto: compreender conceitos como patrimônio cultural, memória coletiva e identidade local no contexto do ensino de História; analisar a abordagem dos festejos religiosos no contexto educacional de Caxias; discutir a relação entre esses festejos e o ensino de História local; caracterizar os festejos religiosos tradicionais em Caxias; elaborar um Caderno de atividades para integrar conteúdos sobre esses festejos no ensino de História. A fim de responder a pergunta da pesquisa foi realizada uma pesquisa, com abordagem qualitativa por meio da aplicação de um questionário misto com professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade, no primeiro semestre de 2024. As respostas obtidas com a aplicação do questionário foram analisadas à luz das seguintes bases teóricas: Ensino de História e História Local, Patrimônio Imaterial, Memória Coletiva e Identidade Cultural, na perspectiva de autores como Bittencourt (1999); Pollak (1989); Nora (1993); Pelegrini (2005); Macedo (2017); Eagleton (2005), Rusen (2015); e Horta (1999). A partir dos achados da pesquisa, elaboramos como produto Educacional um caderno de atividades sobre os festejos religiosos locais tradicionais da cidade.
Abstract: “The Teaching of History and the Valorization of Intangible Heritage in Caxias (MA): Religious Festivities as an Expression of Identity and Collective Memory” is a research that addresses the relationship between the teaching of history and religious festivities in Caxias, in the state of Maranhão, highlighting their relevance in preserving and celebrating the cultural heritage, memory, and identity of the local community, in the line of research, Historical Knowledge in the School Space. In this sense, this research aims to answer the following question: How can religious festivities collaborate with the teaching-learning process of History, from the perspective of cultural identity, collective memory, and intangible heritage in the city of Caxias (MA)? In order to answer this question, we established the following general objective: To investigate how religious festivities contribute to the teaching of History, considering cultural identity, collective memory, and intangible heritage in Caxias (MA), we consider it necessary, for this purpose: to understand concepts such as cultural heritage, collective memory, and local identity in the context of History teaching; to analyze the approach to religious festivities in the educational context of Caxias; to discuss the relationship between these festivities and the teaching of local History; to characterize traditional religious festivities in Caxias; to develop an Activity Notebook to integrate content about these festivities in the teaching of History. In order to answer the research question, a qualitative research was carried out, through the application of a mixed questionnaire with History teachers from the final years of elementary education in the municipal school system of the city, in the first semester of 2024. The answers obtained with the application of the questionnaire was analyzed in light of the following theoretical bases: Teaching of History and Local History, Intangible Heritage, Collective Memory and Cultural Identity, from the perspective of authors such as Bittencourt (1999), Pollak (1989), Nora (1993), Pelegrini (2005), Macedo (2017), Eagleton (2005), Rusen (2015) and Horta (1999). Based on the research findings, we elaborated as an Educational Product, a notebook of activities on the traditional local religious festivities of the city.
Palavras-chave: Ensino de História
Caxias, MA
Religiosidade
Patrimônio
Memória Coletiva
Identidade Cultural
Caderno de Atividades
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: LIMA, Ana Maria da Silva. Os festejos religiosos como expressão da identidade e memória coletiva caxiense. 2024. 40 f. Produto Educacional (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1602
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional Completo.pdf2,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.