Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorto, Geroneide Brito-
dc.contributor.advisor1Silva, Sônia Maria Alves da-
dc.contributor.referee1Fonseca, Ronnyel Nunes da-
dc.contributor.referee2Palombit, Raquel Elaine Hennig Galle-
dc.date.accessioned2025-03-10T13:00:49Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPORTO, Geroneide Brito. Impacto da falta de ensino de língua inglesa nas séries iniciais da rede pública de ensino. 2025. 35 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1604-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o impacto da ausência do ensino da língua inglesa nas séries iniciais da rede pública de ensino. O estudo fundamenta-se nos autores Santos (2020), Pardo (2019), Rodrigues (2017), Andrade (2015), Paim (2022). A pesquisa destaca a importância do ensino precoce de inglês no desenvolvimento linguístico, cognitivo e cultural das crianças, evidenciando que sua ausência aprofunda desigualdades entre estudantes da rede pública e privada e compromete a formação de competências essenciais em um mundo globalizado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, baseada na análise e revisão de obras teóricas, artigos científicos e documentos oficiais da área educacional. Foi investigada a relação entre a ausência do ensino de inglês nas séries iniciais e o desempenho acadêmico e social dos estudantes em etapas posteriores, especialmente no que tange à inserção no mercado de trabalho e no acesso ao conhecimento global. A hipótese central do estudo, confirmada por meio da análise bibliográfica, é que a falta do ensino de inglês nas séries iniciais contribui para a manutenção das desigualdades educacionais e reduz significativamente as oportunidades de ascensão social dos alunos da rede pública. Os resultados evidenciam que a implementação de políticas educacionais que priorizem o ensino de inglês desde os primeiros anos de escolaridade é essencial para garantir uma educação mais equitativa, promover inclusão social e preparar os alunos para os desafios de uma sociedade globalizada.por
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates, through bibliographic research, the impact of the absence of English language teaching in the early grades of public education. The study is based on the authors Santos (2020), Pardo (2019), Rodrigues (2017), Andrade (2015), and Paim (2022) The research highlights the importance of early English teaching for the linguistic, cognitive, and cultural development of children, showing that its absence deepens inequalities between public and private school students and compromises the development of essential skills in a globalized world. The methodology employed was qualitative bibliographic research, based on the analysis and review of theoretical works, scientific articles, and official documents in the field of education. The study investigated the relationship between the absence of English teaching in early grades and the academic and social performance of students in later stages, particularly concerning access to the job market and global knowledge. The central hypothesis of the study, confirmed through bibliographic analysis, is that the lack of English teaching in early grades contributes to the perpetuation of educational inequalities and significantly reduces the opportunities for social mobility of public school students. The results demonstrate that the implementation of educational policies prioritizing English teaching from the early years of schooling is essential to ensure more equitable education, promote social inclusion, and prepare students for the challenges of a globalized society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Geroneide Porto (geroneidebrito@gmail.com) on 2025-02-28T23:18:10Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 185550 bytes, checksum: a9b82791ecc802a11ec293b05a8b1420 (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 729103 bytes, checksum: ffccdc9b95e885bf2551233e8da96db4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Bom dia, no termo de autorização tem que ter o título do trabalho. Nas palavras chave devem vir separadas em cada lacuna, pois foram inseridas em uma única lacuna. on 2025-03-06T15:26:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Geroneide Porto (geroneidebrito@gmail.com) on 2025-03-08T16:38:45Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 185550 bytes, checksum: a9b82791ecc802a11ec293b05a8b1420 (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 1026688 bytes, checksum: fdeff2915aab933c3a434b65b228b493 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-10T13:00:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 185550 bytes, checksum: a9b82791ecc802a11ec293b05a8b1420 (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 1026688 bytes, checksum: fdeff2915aab933c3a434b65b228b493 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-10T13:00:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 185550 bytes, checksum: a9b82791ecc802a11ec293b05a8b1420 (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 1026688 bytes, checksum: fdeff2915aab933c3a434b65b228b493 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectSéries Iniciaispor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectDesigualdade Educacionaispor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleImpacto da falta de ensino de língua inglesa nas séries iniciais da rede pública de ensino.por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf181,2 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.