Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1604
Tipo do documento: Monografia
Título: Impacto da falta de ensino de língua inglesa nas séries iniciais da rede pública de ensino.
Autor: Porto, Geroneide Brito
Primeiro orientador: Silva, Sônia Maria Alves da
Primeiro membro da banca: Fonseca, Ronnyel Nunes da
Segundo membro da banca: Palombit, Raquel Elaine Hennig Galle
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso investiga, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o impacto da ausência do ensino da língua inglesa nas séries iniciais da rede pública de ensino. O estudo fundamenta-se nos autores Santos (2020), Pardo (2019), Rodrigues (2017), Andrade (2015), Paim (2022). A pesquisa destaca a importância do ensino precoce de inglês no desenvolvimento linguístico, cognitivo e cultural das crianças, evidenciando que sua ausência aprofunda desigualdades entre estudantes da rede pública e privada e compromete a formação de competências essenciais em um mundo globalizado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, baseada na análise e revisão de obras teóricas, artigos científicos e documentos oficiais da área educacional. Foi investigada a relação entre a ausência do ensino de inglês nas séries iniciais e o desempenho acadêmico e social dos estudantes em etapas posteriores, especialmente no que tange à inserção no mercado de trabalho e no acesso ao conhecimento global. A hipótese central do estudo, confirmada por meio da análise bibliográfica, é que a falta do ensino de inglês nas séries iniciais contribui para a manutenção das desigualdades educacionais e reduz significativamente as oportunidades de ascensão social dos alunos da rede pública. Os resultados evidenciam que a implementação de políticas educacionais que priorizem o ensino de inglês desde os primeiros anos de escolaridade é essencial para garantir uma educação mais equitativa, promover inclusão social e preparar os alunos para os desafios de uma sociedade globalizada.
Abstract: This undergraduate thesis investigates, through bibliographic research, the impact of the absence of English language teaching in the early grades of public education. The study is based on the authors Santos (2020), Pardo (2019), Rodrigues (2017), Andrade (2015), and Paim (2022) The research highlights the importance of early English teaching for the linguistic, cognitive, and cultural development of children, showing that its absence deepens inequalities between public and private school students and compromises the development of essential skills in a globalized world. The methodology employed was qualitative bibliographic research, based on the analysis and review of theoretical works, scientific articles, and official documents in the field of education. The study investigated the relationship between the absence of English teaching in early grades and the academic and social performance of students in later stages, particularly concerning access to the job market and global knowledge. The central hypothesis of the study, confirmed through bibliographic analysis, is that the lack of English teaching in early grades contributes to the perpetuation of educational inequalities and significantly reduces the opportunities for social mobility of public school students. The results demonstrate that the implementation of educational policies prioritizing English teaching from the early years of schooling is essential to ensure more equitable education, promote social inclusion, and prepare students for the challenges of a globalized society.
Palavras-chave: Ensino de Inglês
Séries Iniciais
Escola Pública
Desigualdade Educacionais
Políticas Educacionais
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: PORTO, Geroneide Brito. Impacto da falta de ensino de língua inglesa nas séries iniciais da rede pública de ensino. 2025. 35 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1604
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf181,2 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.