| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1606| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A abordagem comunicativa como estratégia de ensino e aprendizagem da língua inglesa em sala de aula |
| Título(s) alternativo(s): | The communicative approach as a strategy for teaching and learning English in the classroom |
| Autor: | Cardoso, Maria das Dores Rocha |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Joaquim de Sousa |
| Primeiro membro da banca: | Oliveira, Joaquim de Sousa |
| Segundo membro da banca: | Brito, Maria do Carmo de Sousa |
| Terceiro membro da banca: | Santos, Vanderlan Pinho dos |
| Resumo: | A abordagem comunicativa tem se destacado como uma metodologia eficaz para o ensino da língua inglesa, enfatizando a interação autêntica e a aprendizagem contextualizada. O objetivo principal deste trabalho é analisar a abordagem comunicativa como uma estratégia eficaz para o ensino e aprendizagem da língua inglesa, identificando os elementos característicos dessa abordagem e avaliando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se em teóricos como Wilkins (1970), Richards e Rodgers (2001) e Dörnyei (1998), esta pesquisa analisou sua eficácia no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com revisão bibliográfica e análise exploratória, focando na importância da comunicação real no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que essa abordagem melhora a fluência e a motivação dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Além disso, a tecnologia educacional potencializa o engajamento e amplia as oportunidades de prática. O professor, nesse contexto, assume o papel de facilitador, incentivando a participação ativa dos alunos. No entanto, desafios como falta de infraestrutura e resistência a metodologias inovadoras ainda dificultam a implementação. Apesar disso, a abordagem comunicativa se mostrou uma estratégia eficiente para o ensino de inglês, preparando os alunos para situações reais de comunicação e incentivando sua autonomia no aprendizado. |
| Abstract: | The communicative approach has stood out as an effective methodology for teaching the English language, emphasizing authentic interaction and contextualized learning. The main objective of this study is to analyze the communicative approach as an effective strategy for teaching and learning the English language, identifying the characteristic elements of this approach and assessing its impact on the teachinglearning process. Based on theorists such as Wilkins (1970), Richards and Rodgers (2001), and Dörnyei (1998), this research analyzed its effectiveness in developing the four language skills. The methodology used was qualitative, with a bibliographic review and exploratory analysis, focusing on the importance of real communication in the teaching-learning process. The results indicate that this approach improves students’ fluency and motivation, promoting more meaningful learning. Additionally, educational technology enhances engagement and expands practice opportunities. In this context, the teacher takes on the role of facilitator, encouraging students’ active participation. However, challenges such as lack of infrastructure and resistance to innovative methodologies still hinder implementation. Despite this, the communicative approach has proven to be an efficient strategy for teaching English, preparing students for real-life communication situations and fostering their autonomy in learning.world. |
| Palavras-chave: | Ensino de Inglês Abordagem Comunicativa Proficiência Linguística Ensino-Aprendizagem Fluência Tecnologia Educacional |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | CARDOSO, Maria das Dores Rocha. A abordagem comunicativa como estratégia de ensino e aprendizagem da língua inglesa em sala de aula. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, cocal do Alves-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1606 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 415,36 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
