Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1609
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A Importância do ensino da leitura no ensino médio do Ceti Sebastião Alves dos Reis |
Autor: | Silva, Antonia Alves da ![]() |
Primeiro orientador: | Carvalho, Edilene Borges de |
Resumo: | Muito se tem falado a respeito dos problemas envolvendo a leitura no contexto brasileiro, muito embora ainda não se tenha encontrado solução para o problema que é presenciado e vivenciado a cada dia, seja dentro ou fora da sala de aula. A seguinte pesquisa, intitulada A importância do ensino da leitura no Ensino Médio do CETI Sebastião Alves dos Reis, surgiu a partir desse questionamento e buscou enfatizar alguns pontos considerados essenciais ao ensino da leitura dentro ou fora da escola. Para tanto buscou-se abordá-los de forma concisa e na ordem exata na qual deveriam ocorrer. Iniciando-se pelos estudos que tratam acerca das questões relativas à formação de leitores apontado para a necessidade de os alunos vivenciarem experiências do contato com a leitura, principalmente a literária no processo de letramento. Esse estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo e tem por objetivo analisar a importância da leitura no Ensino Médio do CETI Sebastião Alves dos Reis, da cidade de Assunção do Piauí sob a luz dos teóricos Cosson (2019), Jauss (1979), Lois (2010), Kleiman (2002), Soares (2003), LDB (1996), PCNs (1998), OCEM (2006), BNCC (2017) dentre outros que discutem a respeito da importância da leitura literária como prática social para a formação de leitores. Os resultados alcançados com a pesquisa em questão apontam que a leitura, quando incentivada na sala de aula, desempenha funções e objetivos que propiciam as condições, meio indispensáveis para qualquer aluno, independentemente do nível de escolaridade, mas, principalmente, no Ensino Médio e dessa possam aperfeiçoar o hábito de ler, para que assim possam conduzir, de forma efetiva e crítica, seu processo de aprendizagem e como leitor crítico e/ou proficiente. |
Abstract: | Much has been said about the problems involving literary reading in the Brazilian context, although no solution has yet been found for the problem that is witnessed and experienced every day, whether inside or outside the classroom. The following research, entitled The Importance of Teaching Reading in High School at CETI Sebastião Alves dos Reis, arose from this question and sought to emphasize some points considered essential to the teaching of literature inside or outside of school. To this end, we sought to address them concisely and in the exact order in which they should occur. We begin with studies that deal with issues related to the formation of readers, pointing out the need for students to experience contact with literature in the literacy process. This study was carried out through field research and aims to analyze the importance of reading in High School at CETI Sebastião Alves dos Reis, in the city of Assunção do Piauí in the light of theorists Cosson (2019), Jauss (1979), Lois (2010), Kleiman (2002), Soares (2003), LDB (1996), PCNs (1998), OCEM (2006), BNCC (2017) among others who discuss the importance of literary reading as a social practice for the formation of readers. The results achieved with the research in question indicate that reading, when encouraged in the classroom, performs functions and objectives that provide the conditions and means that are indispensable for any student, regardless of their level of education, but mainly in the initial grades and from there they can acquire the habit of reading, so that they can effectively and critically conduct their learning process and become critical and/or proficient readers. |
Palavras-chave: | Leitura Ensino Médio Pesquisa |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | SILVA, Antonia Alves da. A Importância do ensino da leitura no ensino médio do Ceti Sebastião Alves dos Reis. 2025. 44 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1609 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa | 1,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.