Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Darliane Silva Martins-
dc.contributor.advisor1Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos-
dc.date.accessioned2025-03-10T14:45:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMOTA, Darliane Silva Martins. Literatura Literária na EJA. 2024. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1612-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de compreender o espaço da leitura literária como possibilidade de contribuições na formação social e reflexões nos processos de ensino e aprendizagem da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e qualitativo. Assim, propusemos analisar a perspectiva de uma turma da EJA através da aplicação de um questionário na Escola Estadual de Ensino Sebastião Alves dos Reis, situada em Assunção do Piauí/ PI. Dessa forma, percebemos os aspectos teórico- metodológico, a percepção dos educandos sobre a leitura literária e as práticas docentes. Para fundamentar utilizamos alguns teóricos, dentre eles: Ferrarezi e Carvalho (2017); Rouxel (2013) e Calaça (2016). Podemos refletir que o ensino de literatura ainda continua sendo desarticulado da prática de leitura literária e quando se trata da EJA encontramos muitas resistências seja pela escola ou pela prática dos(as) docentes. Mas diante disso, percebemos através da subjetividade de alguns educandos que a importância da leitura é essencial para a formação social. As respostas obtidas dos(as) educandos(as) demonstram que o espaço de leitura literária é uma prática possível na modalidade EJA, compreendendo através das vivências e especificidades a importância do processo de leitura de forma significativa.por
dc.description.abstractThis work aims to understand the space of literary reading as a possibility of contributions to social formation and reflections on the teaching and learning processes of Youth and Adult Education. This research is bibliographic, documentary and qualitative in nature. Thus, we proposed to analyze the perspective of an EJA class through the application of a questionnaire at the Sebastião Alves dos Reis State School of Education, located in Assunção do Piauí/PI. In this way, we understand the theoretical-methodological aspects, the students' perception of literary reading and teaching practices. To support this, we used some theorists, including: Ferrarezi and Carvalho (2017); Rouxel (2013) and Calaça (2016). We can reflect that the teaching of literature still continues to be disjointed from the practice of literary reading and when it comes to EJA we find a lot of resistance, whether from the school or from the practice of teachers. But given this, we realize through the subjectivity of some students that the importance of reading is essential for social formation. The responses obtained from the students demonstrate that the literary reading space is a possible practice in the EJA modality, understanding through experiences and specificities the importance of the reading process in a meaningful way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by DARLIANE MOTA (darlianemota2818@gmail.com) on 2025-03-08T20:14:20Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 955459 bytes, checksum: 3ac6ac6cf56616b68d73f9ae893b2a89 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 405558 bytes, checksum: c95af9d2ef90031df316a1c8c5309a02 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-10T14:45:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 955459 bytes, checksum: 3ac6ac6cf56616b68d73f9ae893b2a89 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 405558 bytes, checksum: c95af9d2ef90031df316a1c8c5309a02 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-10T14:45:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 955459 bytes, checksum: 3ac6ac6cf56616b68d73f9ae893b2a89 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 405558 bytes, checksum: c95af9d2ef90031df316a1c8c5309a02 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura Literáriapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)-
dc.subjectPrática Docente-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLiteratura literária na EJApor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf933,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.