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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1612| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Literatura literária na EJA |
| Autor: | Mota, Darliane Silva Martins |
| Primeiro orientador: | Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos |
| Primeiro coorientador: | Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos |
| Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de compreender o espaço da leitura literária como possibilidade de contribuições na formação social e reflexões nos processos de ensino e aprendizagem da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e qualitativo. Assim, propusemos analisar a perspectiva de uma turma da EJA através da aplicação de um questionário na Escola Estadual de Ensino Sebastião Alves dos Reis, situada em Assunção do Piauí/ PI. Dessa forma, percebemos os aspectos teórico- metodológico, a percepção dos educandos sobre a leitura literária e as práticas docentes. Para fundamentar utilizamos alguns teóricos, dentre eles: Ferrarezi e Carvalho (2017); Rouxel (2013) e Calaça (2016). Podemos refletir que o ensino de literatura ainda continua sendo desarticulado da prática de leitura literária e quando se trata da EJA encontramos muitas resistências seja pela escola ou pela prática dos(as) docentes. Mas diante disso, percebemos através da subjetividade de alguns educandos que a importância da leitura é essencial para a formação social. As respostas obtidas dos(as) educandos(as) demonstram que o espaço de leitura literária é uma prática possível na modalidade EJA, compreendendo através das vivências e especificidades a importância do processo de leitura de forma significativa. |
| Abstract: | This work aims to understand the space of literary reading as a possibility of contributions to social formation and reflections on the teaching and learning processes of Youth and Adult Education. This research is bibliographic, documentary and qualitative in nature. Thus, we proposed to analyze the perspective of an EJA class through the application of a questionnaire at the Sebastião Alves dos Reis State School of Education, located in Assunção do Piauí/PI. In this way, we understand the theoretical-methodological aspects, the students' perception of literary reading and teaching practices. To support this, we used some theorists, including: Ferrarezi and Carvalho (2017); Rouxel (2013) and Calaça (2016). We can reflect that the teaching of literature still continues to be disjointed from the practice of literary reading and when it comes to EJA we find a lot of resistance, whether from the school or from the practice of teachers. But given this, we realize through the subjectivity of some students that the importance of reading is essential for social formation. The responses obtained from the students demonstrate that the literary reading space is a possible practice in the EJA modality, understanding through experiences and specificities the importance of the reading process in a meaningful way. |
| Palavras-chave: | Leitura Literária Educação de Jovens e Adultos (EJA) Prática Docente |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | MOTA, Darliane Silva Martins. Literatura Literária na EJA. 2024. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1612 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Monografia Completa.pdf | 933,07 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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