Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1614
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Literatura Infantil: o texto literário como recurso pedagógico no desenvolvimento da compreensão leitora de crianças no 1º ano do ensino fundamental |
Autor: | Barbosa, Leielly de Jesus |
Primeiro orientador: | Machado, Vânia Cristina Pierote |
Primeiro membro da banca: | Machado, Vânia Cristina Pierote |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Margareth Valdivino da Luz |
Terceiro membro da banca: | Silva, Rosa Luzia Ribeiro da |
Resumo: | Este trabalho foca seu estudo na utilização de texto literários no processo de alfabetização e no desenvolvimento da compreensão de alunos no 1º ano do ensino fundamental. Utilizando como objetivo analise do ensino da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental, destacando sua importância no processo de leitura e alfabetização. A pesquisa também busca refletir sobre as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o trabalho pedagógico com a literatura infantil, evidenciando como as diretrizes da BNCC orientam o uso de livros infantis como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A metodologia adotada nessa pesquisa foi uma abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando o método de revisão bibliográfica. A literatura infantil é entendida como um recurso essencial no processo de alfabetização, não apenas por contribuir para o domínio da leitura e da escrita, mas também para o desenvolvimento emocional, social e cultural das crianças. A análise das diretrizes da BNCC onde mostra como elas incentivam a utilização dos livros infantis para o estímulo à leitura crítica, à expressão oral e à produção escrita desde os primeiros anos de escolarização. Como resultado, o estudo conclui que o ensino da literatura infantil, apoiado pela BNCC, é fundamental para a formação de leitores competentes e cidadãos críticos. |
Abstract: | This work focuses its study on the use of literary texts in the literacy process and the development of understanding of students in the 1st year of elementary school. Using the objective of analyzing the teaching of children's literature in the early years of elementary school, highlighting its importance in the reading and literacy process. The research also seeks to reflect on the contributions of the National Common Curricular Base (BNCC) to pedagogical work with children's literature, highlighting how BNCC guidelines guide the use of children's books as pedagogical tools for the development of reading and writing. The methodology adopted in this research was a qualitative research approach, using the literature review method. Children's literature is understood as an essential resource in the literacy process, not only because it contributes to the mastery of reading and writing, but also to the emotional, social and cultural development of children. The analysis of the BNCC guidelines shows how they encourage the use of children's books to encourage critical reading, oral expression and written production from the first years of schooling. As a result, the study concludes that the teaching of children's literature, supported by BNCC, is fundamental for the formation of competent readers and critical citizens. |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Letramento Alfabetização Educação Infantil |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | BARBOSA, Leielly de Jesus. Literatura Infantil: O texto literário como recurso pedagógico no desenvolvimento da compreensão leitora de crianças no 1º ano do ensino fundamental. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1614 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 995,82 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.