Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Geciane Alves da-
dc.contributor.advisor1Soares, Marina Gleika Felipe-
dc.date.accessioned2025-03-11T11:33:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Geciane Alves da. Leitura e escrita na educação infantil: narratividade sobre o processo de ensino-aprendizagem. 2024. 29 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1616-
dc.description.resumoA pesquisa objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, considerando as perspectivas da leitura e da escrita. Como objetivos específicos têm-se: Refletir sobre as práticas de leitura e escrita na educação infantil; Caracterizar as prática pedagógica na perspectiva das habilidades de leitura e escrita; e Conhecer as narrativas de professores acerca das práticas e dificuldades dentro desse contextos sociais na educação infantil. Nesse sentido, para que fosse possível atingir os objetivos, foi realizada uma abordagem metodológica, que se deu através de uma pesquisa qualitativa de campo, em que foi aplicado um questionário às professoras atuantes na educação infantil. Para a fundamentação da pesquisa foram utilizados autores que estudam a temática da leitura e escrita na educação infantil e métodos de ensino como: Carvalho (1992), Freire (2003), Lakatos (2010), Ferreiro (2011), Soares (2014), entre outros. Desta forma, o trabalho indica que o processo de alfabetização se inicia desde a educação infantil e que a leitura e escrita devem ser suportes para um ensino-aprendizagem significativo, podendo contribuir para que a educação seja prazerosa. A pesquisa mostrou ainda que, quando há um elo entre a família e a escola, a criança poderá ter um melhor progresso. O estudo conclui que, o papel da educação infantil não é antecipar a alfabetização formal, mas sim criar um ambiente rico em estímulos, que incentive o interesse pela linguagem e torne o processo de aprender algo natural e divertido.por
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the teaching-learning process in early childhood education, considering the perspectives of reading and writing. The specific objectives were: to reflect on reading and writing practices in early childhood education; to characterize pedagogical practices from the perspective of reading and writing skills; and to understand teachers' narratives about practices and challenges within these social contexts in early childhood education. To achieve these aims, a methodological approach was adopted through qualitative field research, in which a questionnaire was applied to teachers working in early childhood education. The research was grounded in authors who study the themes of reading and writing in early childhood education and teaching methods, such as Carvalho (1992), Freire (2003), Lakatos (2010), Ferreiro (2011), Soares (2014), among others. The findings indicate that the literacy process begins in early childhood education and that reading and writing should serve as pillars for meaningful teaching and learning, contributing to making education enjoyable. The study also showed that when there is a strong connection between family and school, children are more likely to develop and make faster progress. The study concludes that the role of early childhood education is not to anticipate formal literacy but to create a rich and stimulating environment that fosters an interest in language and makes the learning process natural and enjoyableeng
dc.description.provenanceSubmitted by geciane alves (gecianeconceicao@aluno.uespi.br) on 2025-03-10T19:22:02Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO GECIANE 2024 (2).pdf: 622609 bytes, checksum: 5538adc302da143d632d105004d7044d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 17970306 bytes, checksum: d037f32b5344f4f7b5e06df7a783f2ce (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-11T11:33:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO GECIANE 2024 (2).pdf: 622609 bytes, checksum: 5538adc302da143d632d105004d7044d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 17970306 bytes, checksum: d037f32b5344f4f7b5e06df7a783f2ce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-11T11:33:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO GECIANE 2024 (2).pdf: 622609 bytes, checksum: 5538adc302da143d632d105004d7044d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 17970306 bytes, checksum: d037f32b5344f4f7b5e06df7a783f2ce (MD5) Previous issue date: 2024-11-26eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPIpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLeitura e escrita na educação infantil: narratividade sobre o processo de ensino-aprendizagempor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo608,02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.