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dc.creatorSantos, Joyce Samara de Sousa-
dc.contributor.advisor1Sousa, Rafael Francisco de-
dc.date.accessioned2025-03-12T12:59:32Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Joyce Samara de Sousa. Educação inclusiva e o processo de ensino aprendizagem na língua inglesa para alunos com autismo. 2024. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1621-
dc.description.resumoO presente estudo visa analisar o processo de ensino de inglês para alunos com autismo na educação inclusiva, com o objetivo de identificar estratégias de ensino que promovam a adaptação e o sucesso desses alunos. Autores como Nogueira (2017), Barbosa e Bezerra (2021) e Medrado e Celani (2017) são as principais referências para a fundamentação teórica, abordando a abordagem multissensorial abordagem multissensorial, a importância da comunicação alternativa e a necessidade de formação dos professores. Utilizando métodos qualitativos e bibliográficos, este estudo analisou artigos e livros obtidos no SciELO e no Google Scholar, no período de 2014 a 2021. As hipóteses confirmadas sugerem que práticas instrucionais estruturadas envolvendo recursos visuais e estratégias de comunicação adaptativa no ensino de língua inglesa são fundamentais para o desenvolvimento linguístico e social de alunos com autismo. Esses achados reforçam a importância de ambientes educacionais acolhedores e adaptativos e sugerem mais pesquisas empíricas para validar essas práticas.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the process of teaching English to students with autism in inclusive education, with the aim of identifying teaching strategies that promote the adaptation and success of these students. Authors such as Nogueira (2017), Barbosa and Bezerra (2021) and Medrado and Celani (2017) are the main references for the theoretical foundation, addressing the multisensory approach, the importance of alternative communication and the need for teacher training. Using qualitative and bibliographic methods, this study analyzed articles and books obtained from SciELO and Google Scholar, from 2014 to 2021. The confirmed hypotheses suggest that structured instructional practices involving visual resources and adaptive communication strategies in English language teaching are fundamental for the linguistic and social development of students with autism. These findings reinforce the importance of welcoming and adaptive educational environments and suggest further empirical research to validate these practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Joyce Samara Sousa Santos (samarasousadk01@hotmail.com) on 2025-03-11T13:50:00Z No. of bitstreams: 3 EDUCAÇÃO INCLUSIVA TCC COMPLETO.pdf: 462311 bytes, checksum: cf430788f3ead57daefe580d7f0e0ad2 (MD5) ficha_catalografica_648.pdf: 2048 bytes, checksum: 36ddf01fe0fa847a3d2e87d5638995c9 (MD5) Termo-de-Autorizacao- JOYCE SAMARA DE SOUSA SANTOS.pdf: 269764 bytes, checksum: 20fa3f99500bf64a3bdaf626f61c486f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, A FICHA CATALOGRÁFICA DEVE SER INSERIDA APÓS A FOLHA DE ROSTO. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-03-11T14:49:51Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Joyce Samara Sousa Santos (samarasousadk01@hotmail.com) on 2025-03-11T19:01:27Z No. of bitstreams: 3 ficha_catalografica_648.pdf: 2048 bytes, checksum: 36ddf01fe0fa847a3d2e87d5638995c9 (MD5) Termo-de-Autorizacao- JOYCE SAMARA DE SOUSA SANTOS.pdf: 269764 bytes, checksum: 20fa3f99500bf64a3bdaf626f61c486f (MD5) EDUCAÇÃO INCLUSIVA TCC COM FICHA CATALOGRAFICA.pdf: 571542 bytes, checksum: 5b2cdbd131784dc63b64b16ad5be7367 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-12T12:59:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ficha_catalografica_648.pdf: 2048 bytes, checksum: 36ddf01fe0fa847a3d2e87d5638995c9 (MD5) Termo-de-Autorizacao- JOYCE SAMARA DE SOUSA SANTOS.pdf: 269764 bytes, checksum: 20fa3f99500bf64a3bdaf626f61c486f (MD5) EDUCAÇÃO INCLUSIVA TCC COM FICHA CATALOGRAFICA.pdf: 571542 bytes, checksum: 5b2cdbd131784dc63b64b16ad5be7367 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T12:59:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ficha_catalografica_648.pdf: 2048 bytes, checksum: 36ddf01fe0fa847a3d2e87d5638995c9 (MD5) Termo-de-Autorizacao- JOYCE SAMARA DE SOUSA SANTOS.pdf: 269764 bytes, checksum: 20fa3f99500bf64a3bdaf626f61c486f (MD5) EDUCAÇÃO INCLUSIVA TCC COM FICHA CATALOGRAFICA.pdf: 571542 bytes, checksum: 5b2cdbd131784dc63b64b16ad5be7367 (MD5) Previous issue date: 2025-02-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstratégias Multissensoriaispor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação inclusiva e o processo de ensino aprendizagem na língua inglesa para alunos com autismopor
dc.typeMonografiapor
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