| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1621| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Educação inclusiva e o processo de ensino aprendizagem na língua inglesa para alunos com autismo |
| Autor: | Santos, Joyce Samara de Sousa |
| Primeiro orientador: | Sousa, Rafael Francisco de |
| Resumo: | O presente estudo visa analisar o processo de ensino de inglês para alunos com autismo na educação inclusiva, com o objetivo de identificar estratégias de ensino que promovam a adaptação e o sucesso desses alunos. Autores como Nogueira (2017), Barbosa e Bezerra (2021) e Medrado e Celani (2017) são as principais referências para a fundamentação teórica, abordando a abordagem multissensorial abordagem multissensorial, a importância da comunicação alternativa e a necessidade de formação dos professores. Utilizando métodos qualitativos e bibliográficos, este estudo analisou artigos e livros obtidos no SciELO e no Google Scholar, no período de 2014 a 2021. As hipóteses confirmadas sugerem que práticas instrucionais estruturadas envolvendo recursos visuais e estratégias de comunicação adaptativa no ensino de língua inglesa são fundamentais para o desenvolvimento linguístico e social de alunos com autismo. Esses achados reforçam a importância de ambientes educacionais acolhedores e adaptativos e sugerem mais pesquisas empíricas para validar essas práticas. |
| Abstract: | The present study aims to analyze the process of teaching English to students with autism in inclusive education, with the aim of identifying teaching strategies that promote the adaptation and success of these students. Authors such as Nogueira (2017), Barbosa and Bezerra (2021) and Medrado and Celani (2017) are the main references for the theoretical foundation, addressing the multisensory approach, the importance of alternative communication and the need for teacher training. Using qualitative and bibliographic methods, this study analyzed articles and books obtained from SciELO and Google Scholar, from 2014 to 2021. The confirmed hypotheses suggest that structured instructional practices involving visual resources and adaptive communication strategies in English language teaching are fundamental for the linguistic and social development of students with autism. These findings reinforce the importance of welcoming and adaptive educational environments and suggest further empirical research to validate these practices. |
| Palavras-chave: | Inclusão Autismo Ensino de Inglês Educação Estratégias Multissensoriais |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | SANTOS, Joyce Samara de Sousa. Educação inclusiva e o processo de ensino aprendizagem na língua inglesa para alunos com autismo. 2024. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1621 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 558,15 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
