Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz, Jéssica de Almeida-
dc.contributor.advisor1Alves, Ismael Paulo Cardoso-
dc.date.accessioned2025-03-12T20:04:21Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMuniz, Jéssica de Almeida. Análise das implicações do ensino tradicional de gramática no 9º ano do ensino fundamental. 2025. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1626-
dc.description.resumoEste estudo apresenta como temática a análise das implicações do ensino tradicional de Gramática no 9º ano do Ensino Fundamental, no intuito de abordar a relevância da utilização de atividades lúdicas como estratégia pedagógica para promover o aprendizado e o desenvolvimento das competências desse componente curricular no ambiente escolar. O trabalho partiu do objetivo principal de analisar como o ensino de gramática está sendo desenvolvido no 9º ano do Ensino Fundamental e de que forma ele contribui para o aprendizado, enfatizando o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Para a elaboração desse trabalho, foram destacadas ideias de autores que tratam do tema: Bagno (2013), Geraldi (2017), Possenti (2013), entre outros. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode se concluir que a utilização de práticas lúdicas no contexto de ensino torna se um elemento motivador para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, contribuindo de forma significativa para seu aprendizado.por
dc.description.abstractThe theme of this study is an analysis of the implications of traditional grammar teaching in the 9th grade of elementary school, with the aim of addressing the relevance of using playful activities as a pedagogical strategy to promote inclusion and the development of skills in this curricular component in the school environment. The main objective of the work was to analyze how the use of playful activities in the Portuguese language teaching process contributes to inclusion, emphasizing the development of reading and writing skills, as well as skills that promote the criticality and creative capacity of students. During the construction of this work, ideas from authors who deal with the subject were highlighted: Bagno (2013), Geraldi (2017), Possenti (2013), among others. Through this work, it was understood that the use of playful practices in the teaching context becomes a stimulating and motivating element for students' cognitive and affective abilities, contributing significantly to their integral development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jessica Muniz (jessica-muniz15@hotmail.com) on 2025-03-12T14:38:34Z No. of bitstreams: 2 TCC JESSICA DE ALMEIDA MUNIZ.pdf: 336945 bytes, checksum: 5b4bddf6696a61fff7608f2c6f1e9002 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio_assinado.pdf: 394044 bytes, checksum: cd61d1f62019fe745084b28b49e2b605 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-12T20:04:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC JESSICA DE ALMEIDA MUNIZ.pdf: 336945 bytes, checksum: 5b4bddf6696a61fff7608f2c6f1e9002 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio_assinado.pdf: 394044 bytes, checksum: cd61d1f62019fe745084b28b49e2b605 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T20:04:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC JESSICA DE ALMEIDA MUNIZ.pdf: 336945 bytes, checksum: 5b4bddf6696a61fff7608f2c6f1e9002 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio_assinado.pdf: 394044 bytes, checksum: cd61d1f62019fe745084b28b49e2b605 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades Lúdicaspor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAnálise das implicações do ensino tradicional de gramática no 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa329,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.