Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1630
Tipo do documento: Monografia
Título: A disciplina de história em debate: uma perspectiva do movimento escola sem partido.
Autor: Azevedo, Vanessa Maia de 
Primeiro orientador: Melo, Antonio Maureni Vaz Verçosa de
Resumo: Esta pesquisa se dedica à análise do Movimento Escola Sem Partido, buscando uma compreensão sobre sua ascensão no cenário político brasileiro, no contexto de polarização política entre os lados antagônicos, direita e esquerda. O foco central deste trabalho reside na compreensão e análise das perspectivas do movimento no que tange ao ensino de história, notadamente a negação da história como ciência, a rejeição da subjetividade histórica e a minimização do papel crucial do professor em sua prática educacional, o que resulta na ampla criminalização do docente, pelo movimento. Ao examinar estes elementos, foi delineado um panorama abrangente das manobras e implicações do Movimento Escola Sem Partido, destacando sua atuação no âmbito legislativo e intelectual brasileiro, propondo alterações em leis educacionais de âmbito nacional, preexistentes. Além disso, ressaltamos como as visões do movimento prejudicam significativamente a formação histórica e cidadã dos estudantes, ao negar a riqueza da pluralidade no ensino. Esta análise aprofundada revelou que este movimento ligado ao intenso embate ideológico no Brasil, que afeta incessantemente o campo educacional, negligencia disciplinas como a história, fundamentais no processo de formação cidadã dos indivíduos, pois esta é uma meta crucial ideologia do projeto. Essa negligência também culminou na formação de uma mentalidade antidemocrática em parte da sociedade.
Abstract: This research is dedicated to the analysis of the Escola Sem Partido Movement, seeking an understanding of its rise in the Brazilian political scene, in the context of political polarization between the antagonistic sides, right and left. The central focus of this work lies in understanding and analyzing the movement's perspectives regarding the teaching of history, notably the denial of history as a science, the rejection of historical subjectivity and the minimization of the crucial role of the teacher in their educational practice, which results in the broad criminalization of teachers, by the movement. By examining these elements, a comprehensive overview of the maneuvers and implications of the Escola Sem Partido Movement was outlined, highlighting its performance in the Brazilian legislative and intellectual sphere, proposing changes to pre-existing national educational laws. Furthermore, we highlight how the movement's views significantly harm students' historical and civic education, by denying the richness of plurality in teaching. This in depth analysis revealed that this movement linked to the intense ideological clash in Brazil, which incessantly affects the educational field, neglects subjects such as history, fundamental in the process of developing individuals as citizens, as this is a crucial goal of the project's ideology. This negligence also culminated in the formation of an anti democratic mentality in part of society.
Palavras-chave: Movimento Escola Sem Partido
Educação
Ensino de História
Política
Práticas Educacionais
Área(s) do CNPq: HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em História
Citação: AZEVEDO, Vanessa Maia. A disciplina de história em debate: uma perspectiva do movimento escola sem partido. 2024. 76 f. Monografia (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1630
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.