Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Iara de Souza-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Silvana da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-17T19:19:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOURA, Iara de Souza. A contribuição das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino de língua portuguesa: um estudo bibliográfico de artigos científicos. 2024. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Elesbão Veloso, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1643-
dc.description.resumoCom o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o ensino da Língua Portuguesa tem passado por algumas modificações na forma de ensinar. A partir de tal observação, surgiu a intenção em pesquisar sobre esse fenômeno, com vistas a buscar informações acerca das contribuições das TICs no que concerne ao ensino da língua materna. Para tanto, buscaremos artigos científicos presentes em livros e/ou sites acerca do tema, a fim de verificar quais as posturas dos autores sobre a contribuição das TICs para o ensino da Língua Portuguesa. O referencial teórico que comporá nossa pesquisa será contemplado pelos autores Moran (2020); Masetto (2000), Demo (2007), que tratarão sobre as tecnologias da comunicação e Rojo (2013) e a BNCC (2018), que tratará sobre o ensino da Língua Portuguesa a partir da contribuição das TICs nesse processo. Para tanto, nossa metodologia consistirá em fazermos a seleção e coleta de artigos científicos sobre essa temática, seguido da leitura e análise das posturas dos autores dos referidos textos acerca da temática em questão. Pretendemos ainda, analisar, nos referidos artigos, as posturas dos seus respectivos autores sobre a contribuição das TICs para o ensino da Língua Portuguesa. Nossa hipótese é de que tais artigos demonstrem tanto impactos positivos quanto negativos no que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa.por
dc.description.abstractWith the advancement of Information and Communication Technologies (ICTs), the teaching of the Portuguese language has undergone some changes in the way of teaching. From this observation, the intention arose to research this phenomenon, with a view to seeking information about the contributions of ICTs with regard to the teaching of the mother tongue. To this end, we will search for scientific articles present in books and/or websites on the topic, in order to verify the authors' positions on the contribution of ICTs to the teaching of the Portuguese Language. The theoretical framework that will make up our research will be covered by the authors Moran (2020); Masetto (2000), Demo (2007), which will deal with communication technologies and Rojo (2013) and BNCC (2018), which will deal with the teaching of the Portuguese Language based on the contribution of ICTs in this process. To this end, our methodology will consist of selecting and collecting scientific articles on this topic, followed by reading and analyzing the positions of the authors of the aforementioned texts on the topic in question. We also intend to analyze, in the aforementioned articles, the positions of their respective authors on the contribution of ICTs to the teaching of the Portuguese Language. Our hypothesis is that such articles demonstrate both positive and negative impacts with regard to the teaching of the Portuguese Language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by IARA DE SOUZA MOURA (iaraasouzaa1996@gmail.com) on 2025-03-14T16:46:44Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI IARA DE SOUZA MOURA.pdf: 160756 bytes, checksum: 49cdedce3ff4d0446cd471abc6e53612 (MD5) TCC IARA DE SOUSA MOURA VERSÃO PÓS DEFESA PARA POSTAGEM NA PLATAFORMA (1).pdf: 285208 bytes, checksum: 055609a0d5b7a025f1b1315208c1a840 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-17T19:19:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI IARA DE SOUZA MOURA.pdf: 160756 bytes, checksum: 49cdedce3ff4d0446cd471abc6e53612 (MD5) TCC IARA DE SOUSA MOURA VERSÃO PÓS DEFESA PARA POSTAGEM NA PLATAFORMA (1).pdf: 285208 bytes, checksum: 055609a0d5b7a025f1b1315208c1a840 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-17T19:19:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI IARA DE SOUZA MOURA.pdf: 160756 bytes, checksum: 49cdedce3ff4d0446cd471abc6e53612 (MD5) TCC IARA DE SOUSA MOURA VERSÃO PÓS DEFESA PARA POSTAGEM NA PLATAFORMA (1).pdf: 285208 bytes, checksum: 055609a0d5b7a025f1b1315208c1a840 (MD5) Previous issue date: 2025-01-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TICspor
dc.subjectEnsino da Língua Portuguesapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de língua portuguesa: um estudo bibliográfico de artigos científicospor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa 278,52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.