Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1648
Tipo do documento: Monografia
Título: O impacto das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa para alunos do ensino médio durante a pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades.
Autor: Muniz, Jordânia de Lima Costa
Primeiro orientador: Alves, Ismael Paulo Cardoso
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a incorporação de novas tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio durante a pandemia da Covid-19. A pandemia da COVID-19 acelerou mudanças significativas no sistema educacional, com o fechamento temporário de escolas e a transição, como saída emergencial, para o ensino remoto. Essa situação inesperada gerou desafios e oportunidades, e a necessidade de adaptar o processo de ensino se tornou uma prioridade. O presente trabalho teve como objetivo principal investigar como as tecnologias foram utilizadas no ensino de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Médio durante a pandemia da COVID-19, visando melhorar a qualidade da educação e promover o engajamento dos estudantes em um ambiente de ensino remoto. Ao longo da construção desse trabalho, foram destacadas ideias de autores que abordam o assunto: Azzari (2013), Belloni (2009), Matos (2020), Silva e Fuza (2017), Toledo (2011), entre outros. As novas tecnologias podem tornar o ensino mais interativo, envolvente e adaptado às necessidades individuais dos alunos, no entanto, é fundamental compreender como essas tecnologias estão sendo usadas, seu impacto, de fato, no desempenho dos alunos e como podem ser otimizadas para maximizar os benefícios educacionais. Sua utilização dentro do processo de ensino-aprendizagem foi intensificada com a pandemia da COVID-19, mas o seu uso em sala de aula possibilita, para além desse momento, grandes conquistas na educação e contribui de maneira expressiva em uma aprendizagem dinâmica, prazerosa e significativa.
Abstract: This study presents a reflection on the incorporation of new digital technologies in the teaching of Portuguese Language in High School during the COVID-19 pandemic. The COVID-19 pandemic accelerated significant changes in the educational system, with the temporary closure of schools and the transition, as an emergency solution, to remote teaching. This unexpected situation generated challenges and opportunities, and the need to adapt the teaching process became a priority. The main objective of this work was to investigate how technologies were used in the teaching of Portuguese Language to High School students during the COVID-19 pandemic, aiming to improve the quality of education and promote student engagement in a remote teaching environment. Throughout the construction of this work, ideas from authors who address the subject were highlighted: Azzari (2013), Belloni (2009), Matos (2020), Silva and Fuza (2017), Toledo (2011), among others. New technologies can make teaching more interactive, engaging and tailored to students' individual needs. However, it is essential to understand how these technologies are being used, their actual impact on student performance and how they can be optimized to maximize educational benefits. Their use within the teaching-learning process has been intensified by the COVID-19 pandemic, but their use in the classroom enables, beyond this moment, great achievements in education and contributes significantly to dynamic, enjoyable and meaningful learning.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Língua Portuguesa
Pandemia de Covid-19
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: MUNIZ, Jordânia de Lima Costa. O impacto das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa para alunos do ensino médio durante a pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades. 2024. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1648
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf441,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.