| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1653| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Multiletramento no ensino de língua inglesa na era digital |
| Autor: | Silva, Leila Maria Nascimento da |
| Primeiro orientador: | Sirqueira, Fernando Silva |
| Primeiro coorientador: | Sirqueira, Fernando Silva |
| Primeiro membro da banca: | Freitas, Lia |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Maria das Dores |
| Resumo: | O presente estudo aborda o tema do multiletramento no ensino da língua inglesa na era digital, destacando como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem transformar as práticas pedagógicas. O objetivo foi investigar como o conceito de multiletramento pode ser integrado ao ensino de inglês para atender às demandas de uma sociedade digital e globalizada. Baseando-se em autores como Cope e Kalantzis (2000), Lemes (2024), Oliveira (2020) e Araújo (2019), a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e bibliográfica, analisando artigos, livros e diretrizes educacionais relevantes. A hipótese de que a incorporação de práticas multimodais e digitais contribui para uma educação mais inclusiva e engajante foi confirmada, evidenciando que o uso de ferramentas digitais favorece o engajamento crítico, a criatividade e a inclusão no ensino de inglês. |
| Abstract: | This study addresses the topic of multiliteracy in English language teaching in the digital age, highlighting how Information and Communication Technologies (ICTs) can transform pedagogical practices. The objective was to investigate how the concept of multiliteracy can be integrated into English teaching to meet the demands of a digital and globalized society. Based on authors such as Cope and Kalantzis (2000), Lemes (2024), Oliveira (2020) and Araújo (2019), the research uses a qualitative and bibliographical approach, analyzing relevant articles, books and educational guidelines. The hypothesis that the incorporation of multimodal and digital practices contributes to a more inclusive and engaging education was confirmed, showing that the use of digital tools favors critical engagement, creativity and inclusion in English teaching. |
| Palavras-chave: | Multiletramento Ensino da Lingua Inglesa Tecnologias Digitais Práticas Pedagógicas Multimodalidade |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | SILVA, Leila Maria Nascimento da. Multiletramento no ensino de língua Inglesa na era digital. 2024. 45 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1653 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
