Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1655
Tipo do documento: Monografia
Título: A gamificação como ferramenta de ensino na matemática
Autor: Leandro, Francisca Gislani Cavalcante
Sousa, Luiza Veridiane de
Primeiro orientador: Serra, Ray Victor Guimaraes
Primeiro membro da banca: Serra, Ray Victor Guimaraes
Segundo membro da banca: Rodrigues, Pedro da Silva
Terceiro membro da banca: Sa, Maria Eliana Rodrigues de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar a eficácia da gamificação como ferramenta de ensino na matemática, a qual buscou compreender como a gamificação pode ser aplicada como estratégia pedagógica no aumento do engajamento e da aprendizagem dos alunos, especialmente em conteúdos que apresentam desafios, como o estudo de frações. A metodologia adotada envolve a aplicação de atividades gamificadas em sala de aula, utilizando elementos lúdicos como desafios e recompensas com o intuito de criar um ambiente estimulante. Os resultados obtidos apontam que a gamificação, quando bem planejada, proporciona maior interesse nos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades em resolução de problemas. Durante o processo foi observado que a introdução da gamificação também requer um planejamento pedagógico, para equilibrar os elementos lúdicos com os objetivos de aprendizagem, a gamificação quando aplicada de forma intencional é uma ferramenta inovadora e eficaz no ensino da matemática, a transformar o processo de ensino em uma experiência mais interativa ajuda os estudantes a superar as necessidades de compreensão do conteúdo. Por fim, conclui-se que a gamificação é uma estratégia eficaz no ensino de matemática, trazendo uma alternativa criativa e inovadora para aumentar o interesse dos estudantes e ajudar na aprendizagem
Abstract: The aim of this work is to address the effectiveness of gamification as a teaching tool in mathematics, seeking to understand how gamification can be applied as a pedagogical strategy to increase student engagement and learning, especially in challenging content such as the study of fractions. The methodology adopted involves the application of gamified activities in the classroom, using playful elements such as challenges and rewards in order to create a stimulating environment. The results obtained indicate that gamification, when well planned, provides greater interest in students, contributing to the development of their problem-solving skills. During the process, it was observed that the introduction of gamification also requires pedagogical planning to balance the playful elements with th learning objectives. When applied intentionally, gamification is an innovative and effective tool for teaching mathematics, transforming the teaching process into a more interactive experience and helping students to overcome their need to understand the content. Finally, it can be concluded that gamification is an effective strategy for teaching mathematics, providing a creative and innovative alternative to increase student interest and aid learning
Palavras-chave: Gamificação
Ensino de Matemática
Frações
Estratégias Pedagógicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: LEANDRO, Francisca Gislani Cavalcante; SOUSA, Luiza Veridiane de. A gamificação como ferramenta de ensino na matemática. 2025. 33 f. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Estadual do Piauí, Pio IX, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1655
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.