Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lucicleide Araújo-
dc.contributor.advisor1Sirqueira, Fernando Silva-
dc.date.accessioned2025-03-21T14:42:24Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Lucicleide Araújo. O uso das Tecnologias de Comunicação (TICs) no ensino da língua inglesa. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1658-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem, com foco na análise das contribuições, desafios e benefícios advindos da implementação dessa tecnologia nas escolas. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e segue uma abordagem exploratória. Seu método principal foi a pesquisa bibliográfica, complementada por estudos de caso discutindo as experiências de diferentes instituições educacionais com o uso das TICs. Sua fundamentação teórica é baseada em autores renomados como Castells (2001), Papert (1993), Jenkins (2006), Moran (2015) bem como documentos do Ministério da Educação (MEC) e UNESCO. Os resultados mostram que, embora as TICs tenham grande potencial para transformar a educação, sua implementação enfrenta desafios significativos, como falta de infraestrutura apropriada, resistência de alguns educadores e necessidade de treinamento contínuo. No entanto, os benefícios observados incluem melhoria no desempenho acadêmico, maior integração digital e acesso mais fácil ao conhecimento. Os autores concluem que o uso realmente eficaz das TICs requer investimento na formação de professores e melhoria da infraestrutura tecnológica escolar, bem como promoção de um ambiente que incentive a adaptação e a inovação pedagógica.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to investigate the impact of information and communication technology (ICT) on the teaching and learning process, focusing on analyzing the contributions, challenges and benefits arising from the implementation of this technology in schools. This research is qualitative in nature and follows an exploratory approach. Their main method was bibliographic research, supplemented by case studies discussing the experiences of different educational institutions with the use of ICT. Its theoretical foundation is based on well-known authors such as Castells (2001), Papert (1993), Jenkins (2006), Moran (2015) as well as documents from the Ministry of Education (MEC) and UNESCO. The results show that while ICT has great potential to transform education, its implementation faces significant challenges, such as lack of appropriate infrastructure, resistance from some educators and the need for continuous training. However, benefits observed include improved academic performance, greater digital integration and easier access to knowledge. The authors conclude that truly effective use of ICT requires investing in teacher training and improving school technology infrastructure, as well as promoting an environment that encourages adaptation and pedagogical innovation.por
dc.description.provenanceSubmitted by Lucicleide Santos (lucicleideasantos123@gmail.com) on 2025-03-21T01:22:39Z No. of bitstreams: 4 O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO (TIC´S) NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS-3.pdf: 336595 bytes, checksum: 1d4eeddbbdabfcf50a6095d82532e6c1 (MD5) doc 02.pdf: 500341 bytes, checksum: b69b3d582bc441f375922d2de37a9321 (MD5) 20250307-1012-1.pdf: 103926 bytes, checksum: a8a018898f783444b232db59fc548822 (MD5) doc 01.pdf: 538740 bytes, checksum: 88e4d5362ca89af5e6dcc21700cf1296 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-21T14:42:24Z (GMT) No. of bitstreams: 4 O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO (TIC´S) NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS-3.pdf: 336595 bytes, checksum: 1d4eeddbbdabfcf50a6095d82532e6c1 (MD5) doc 02.pdf: 500341 bytes, checksum: b69b3d582bc441f375922d2de37a9321 (MD5) 20250307-1012-1.pdf: 103926 bytes, checksum: a8a018898f783444b232db59fc548822 (MD5) doc 01.pdf: 538740 bytes, checksum: 88e4d5362ca89af5e6dcc21700cf1296 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-21T14:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 4 O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO (TIC´S) NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS-3.pdf: 336595 bytes, checksum: 1d4eeddbbdabfcf50a6095d82532e6c1 (MD5) doc 02.pdf: 500341 bytes, checksum: b69b3d582bc441f375922d2de37a9321 (MD5) 20250307-1012-1.pdf: 103926 bytes, checksum: a8a018898f783444b232db59fc548822 (MD5) doc 01.pdf: 538740 bytes, checksum: 88e4d5362ca89af5e6dcc21700cf1296 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectTecnologias de Informaçãopor
dc.subjectEducação Digitalpor
dc.subjectInclusão Digitalpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO uso das Tecnologias de Comunicação (TICs) no ensino da língua inglesapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.